Um dos principais destinos do turismo religioso em Israel é Cafarnaum, conhecida como a Cidade de Jesus. Situada no Mar da Galileia, foi lá onde o Senhor morou depois de deixar Nazaré e realizou vários milagres, todos devidamente relatados na Bíblia.
O local tinha um movimento intenso de pessoas vindas de vários lugares, pois ficava no cruzamento de rotas comerciais importantes, além de ser cercada por terras férteis. Estima-se, porém, não ter sido uma cidade grande, com população perto de mil pessoas no primeiro século depois de Cristo.
O próprio significado da palavra Cafarnaum dá a dica: vila ou aldeia de Naum.
A pesca também era uma forte atividade por lá. Havia grandes armazéns e casas de banho construídas pelos soldados romanos.
Foi nesse cenário que o Filho de Deus viveu durante um bom tempo de sua vida e onde recrutou seus primeiros discípulos, realizou milagres importantes, curou várias pessoas e também trouxe de volta a filha de Jairo do mundo dos mortos.
Em um passeio pela região próxima, é possível visitar outros lugares onde aconteceram fatos importantes relatados na Bíblia. Um deles é Tabgha, na região de Tiberias, a apenas três quilômetros da Cidade de Jesus.
Foi lá onde Jesus Cristo realizou o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. Uma igreja foi erguida em Tabgha, inclusive, para a devoção dos fiéis.
Interior da igreja onde aconteceu o milagre da multiplicação dos pães e peixes em Tabgha
É emocionante para os cristãos que visitam Cafarnaum pisar nas pedras onde um dia o Filho de Deus também pisou. As ruínas datam do primeiro século depois de Cristo, impressionam e remetem a passagens bíblicas.
Entre os locais mais visitados estão a casa onde Jesus teria vivido, a casa de Pedro e uma sinagoga do século IV. Uma estátua de Pedro pescador segurando peixes e chaves também é muito visitada.
Igreja construída sobre as ruínas da casa de Pedro
Mencionado na Bíblia no Livro São Marcos (Mc. 1,32–34), Cristo curou muitas pessoas.
Agora que você já sabe disso, que tal procurar os trechos a seguir e conhecer cada uma das histórias?
- O servo de um centurião: Lc. 7,1–10;
- A sogra de Pedro: Mc. 1,21, 29–31;
- O paralítico cuja maca foi baixada através do telhado: Mc. 2,1–12.
Ruínas de sinagoga
Outros acontecimentos para você consultar:
– homem com a mão ressequida: Mt. 12,9–13;
– expulsou espíritos maus: Mc. 1,21–28, 32–34;
– levantou dos mortos a filha de Jairo: Mt. 9,18–19, 23–26; Mc. 5,22–24, 35–43;
– proferiu o sermão sobre o pão da vida, na sinagoga de Cafarnaum: Jo. 6,24–59;
– orientou Pedro sobre uma moeda na boca de um peixe a ser pescado no Mar da Galileia, com a qual pagaria um imposto: Mt. 17,24–27.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.