Catequese para adultos: nunca é tarde para compreender a Palavra de Deus

Catequese para adultos: nunca é tarde para compreender a Palavra de Deus

Crer, celebrar, viver e rezar fazem parte do direcionamento para quem participa da catequese na fase adulta.

Conhecer a fé católica e vivenciá-la, na prática, é uma missão para todos os cristãos. Na catequese, aprendemos isso e muito mais do que sabemos sobre Deus. No entanto, por diferentes motivos, alguns adultos não receberam esses ensinamentos da Palavra na infância e anseiam pelo aprendizado.

Assim como exposto na Bíblia, para chegar ao Reino de Deus, precisamos crer em Sua Obra, independentemente de qual momento da vida isso acontece:

“O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (Marcos 1, 15).

Como fiéis e crentes na Palavra de Deus, devemos participar da Igreja e receber os sacramentos. É por meio da catequese que efetivamos a Primeira Eucaristia e a Crisma, que juntos do Batismo formam um dos Sacramentos mais emblemáticos da fé cristã. Mas e quem não pode participar na infância estaria impedido de desfrutar do Bem Divino?

A resposta é sempre não. Por isso mesmo, as Paróquias oferecem cursos de catequese para adultos. Como acontece com as crianças, as aulas ajudam a instruir e ensinar os seres humanos sobre os mistérios da fé.

Os catequistas Dalita e Carlos de Paula contam que fazer catequese é um ato que demanda vontade dos participantes. “Não existe pré-requisito. O que precisa existir é o desejo grande de conhecer, tomar posse e vivenciar a Palavra de Deus. E também, o desejo por receber os sacramentos”, explicam.

O que se aprende na catequese de adultos?

A catequese para adultos deve ser um espaço de muita acolhida, porque estarão reunidas pessoas muito diferentes, com conhecimentos acerca da Palavra completamente distintos. É importante, portanto, apresentar Cristo envolvendo os catecúmenos, preparando-os para receber os ensinamentos de maneira eficaz.

“Sempre falamos que catequese é partilha. Vemos as pessoas se abrindo, falando com segurança e com vontade de vivenciar essa coisa bonita que é o cristianismo”.

Durante a preparação para receber os sacramentos, algumas atividades são mais presentes, tal como as orações, o diálogo e a formação. Nesse última, o catecúmeno é convidado também a aprender mais sobre diferentes assuntos, incluindo a fé, a Bíblia, a história da criação e da salvação, os 10 mandamentos, orações, a Santa Missa, a salvação, os santos e muito mais.

Dalita e Carlos falam que este é um momento muito especial, porque faz com que esse adulto entenda toda a essência da vida na Igreja. “Precisamos entender o sentido do Batismo, da Eucaristia e Crisma, para poder vivenciar isso na vida cristã. Esses sacramentos confirmam para nós a vivência de um cristão”.

Por termos tantos conteúdos a serem apresentados, a catequese tem duração diferente dependendo de cada lugar, podendo chegar a dois anos, no caso daquelas pessoas que nunca tiveram contato com a religião.

Mais do que conhecer a história e as orações, a catequese na fase adulta proporciona um encontro com a Palavra e os Mistérios de Deus. É uma maneira, sem dúvidas, de despertar para o amor e para o bem, não precisando ter dia nem hora certa para começar.

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2, 38)

Diferenças entre a catequese adulta e infantil

Essencialmente, a diferença entre a catequese infantil para a de adultos está apenas na forma como cada um irá vivenciar esse momento particular.

 

“A catequese para os adultos é tratada com mais profundidade. Vemos mais a fundo a Bíblia, os sacramentos, a missa. Isso porque, o adulto tem uma percepção maior, já tem vivências na Igreja e também pode colocar em prática”, disseram os catequistas.

 

Como a absorção dos conteúdos é mais lenta na infância, é comum que elas demorem mais a sua preparação. As crianças fazem catequese normalmente em cinco anos, já os adultos levam um tempo muito menor.

A transformação na vida dos catecúmenos é inspiradora, principalmente porque as pessoas saem transformadas do período em que permanecem juntas. Para Dalita, pouco a pouco as Palavras de Deus vão fazendo muito mais sentido, se tornam acolhedoras e facilitam a identificação com o que é vivenciado no dia a dia.

“O que é claro para nós, e o que é mais marcante, é que nós catequistas aprendemos também. Pois, a catequese de adulto é uma troca de saberes, às vezes não só do Evangelho, mas da vida das pessoas e da forma com que cada um traduz a Palavra de Deus”, finaliza.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Nice Maria Nunes Galvão sotero
    Gostei. Recebi uma incumbência de preparar adultos jovens que eram evangélicos mas quiseram vir para o catolicismo. Sou catequista de criança para a 1a eucaristia só por amar e querer que amem também Jesus. Despertar nas crianças o desejo de amar Jesus é o meu principal objetivo. Mas acredito que os adultos já amam Jesus é preciso fazê-los saber que amar só não basta, temos que segui-lo e fazendo a vontade do pai. Pensei começar pelos sacramentos, o que acham? Espero receber mais conteúdo.
  • Gerlani Maria
    Sou catequista de adultos gostei muito desse conteúdo e gostaria de saber mais
  • ANTONIO GONÇALVES DE CARVALHO
    Também estou iniciando como catequista de adultos. Gostei do conteúdo acima. Espero receber mais informações tão preciosas e poder passá-las como um poço de água viva à aqueles que tem sede de Deus.
  • Sirlene Firmiano de Souza oliveira
    Gostaria muito de receber esses conteúdos,pois irei começar uma catequese para adulto
  • Ângela
    Muito importante pois o sacerdote está necessitando de catequista de adulto e me coloquei à disposição mas fui catequista de criança.
  • Benedita Cereja Cordovil
    Muito interessante o conteúdo, eu gostaria de receber pra eu me aprofundar pos irei trabalhar a catequese com adultos ficarei grata.
  • Leonio Ferreira da Silva
    Pra mim esse conteúdo é muito importante pois irei começar esse domingo a fazer a catequese adulta .foi muito bom ler todo esse aprendizado e em nome de Jesus colocar em prática
  • MARIA DA PENHA SILVA BENTO
    Gostei do conteúdo, porém estou interessada no conteúdo mais abrangente e específico para a preparação de adultos .
  • Nilvanha Sousa Silva
    Uma Graça de Deus... Justamente neste ano eu e meu esposo,minha filha iremos fazer a catequese da Crisma...Seja feita a vontade de Deus nas nossas vidas...
  • Olá, Ide+! Como o seu conteúdo é importante para nossas famílias! Você já conhece o Kit Evangelização 100% Católico com atividades e conteúdos da Primeira Eucaristia para ensinar as crianças a Fé Católica de forma divertida em casa ou na Catequese? Acesse o link e saiba mais: https://bit.ly/ensine-catequese A paz!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.