Ligar a televisão e assistir a um jogo da copa do mundo de futebol será o programa de milhares de brasileiros neste final de semana. Para além dos jogos da seleção, poder acompanhar os futuros adversários, ou então torcer para outras nacionalidades é comum, não é mesmo!?
Pela primeira vez no Qatar, a Copa do Mundo de Futebol já passou por todos os continentes e existe desde 1930. Há quase 100 anos, portanto, vibramos torcendo pelas seleções.
Aqui no IDe+ já conversamos sobre a possibilidade ou não de pedirmos a Deus para que o Brasil ganhe o campeonato. Também demonstramos a fé do treinador da seleção Tite.
Mas você sabe que há ainda várias outras ligações desse mega evento com o catolicismo? Separamos 2 curiosidades de fé para você curtir ainda mais a disputa.
O criador da competição, Jules Rimet, era um católico fervoroso. Nascido na França, em 1873, foi inspirado pelo Papa Leão XIII a fundar uma organização que oferecia assistência social e médica para as pessoas mais pobres. Jules era advogado e, antes de criar a competição de futebol, dedicou muito de sua vida para cumprir o propósito de ajudar os irmãos que mais precisavam.
Por isso mesmo, em 1924 fundou o time Red Star, aberto à população de todas as classes sociais. Chegou a dizer: “Os homens poderão se reunir com confiança, sem ódio em seus corações e sem insultos em seus lábios”, ao destacar a importância do futebol para as pessoas.
O católico foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, em 1956, por ter fundado a Copa do Mundo de Futebol, afinal de contas, a competição esportiva tem como propósito a união do mundo todo.
Imagem do frances Jules Rimet, ao lado da bola e da Taça.
Há quem goste mais da amarelinha, outros preferem a azul mesmo. E para esse segundo grupo, a partir de agora a camiseta da seleção terá mais um significado. Ela foi inspirada no manto de Nossa Senhora Aparecida.
A decisão da cor da segunda camisa brasileira aconteceu em 1958, quando na final da copa, a disputa seria contra a Suécia, que vestia amarelo também. Como o Brasil enfrentaria o time adversário fora de casa, precisava usar o uniforme reserva (que o Brasil não tinha).
Foi então que na hora da decisão desse segundo uniforme a comissão técnica decidiu comprar um azul, porque a cor é a mesma do manto de Nossa Senhora. E não é que deu muito certo? Naquela disputa o Brasil foi campeão do mundo pela primeira vez.
Será que neste ano ainda teremos mais curiosidades de fé durante a Copa do Mundo?
Camiseta azul da seleção inspirada no manto de Nossa Senhora Aparecida
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.