Ceará: um estado marcado pela fé e religiosidade 

Ceará: um estado marcado pela fé e religiosidade 

O Ceará é o segundo estado mais católico do Brasil (atrás apenas do Piauí), segundo dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. Mais de 65% da população cearense se declara católica e o principal Santo de devoção é São Francisco de Assis, segundo a Pesquisa sobre Religiosidade no Ceará elaborada pelo Instituto Opnus em 2018.

O local também é terra de Padre Cícero, cujas histórias e tradição levam muitos fiéis e peregrinos à região do Cariri e, da Menina Benigna, beatificada em 2022. Saiba neste post quais motivos que levam o estado a ter uma ligação tão forte e representativa com a fé.

Padre Vanderlúcio Souza, da Arquidiocese de Fortaleza, explica que o povo cearense é conhecido pela sua religiosidade e que essa relação está no DNA da população.

“O cearense tem uma história de fé, com um passado marcado por secas e estiagem, portanto por muitos desafios. Mas o povo nunca perdeu a fé, e só  conseguiu se manter de pé, crescer e atravessar a história porque acreditou e confiou em Deus”, diz. 

 

Quem confirma as palavras do Padre é Luiza Magalhães, cearense cheia de fé, que acredita que essa é uma das marcas registradas da população local. Segundo ela, a sua geração tem marcas de pais e avós com origem em pequenas cidades do interior do Estado. “Essas pessoas foram criadas no meio rural, de fé simples, ativa e resiliente, e a transmitiram para seus filhos”. Seu medo é que nem todas as novas gerações tenham a mesma dedicação que ela.

“Meu receio é que a minha geração não tenha transmitido com a mesma eficácia para as próximas gerações. O ambiente da cidade, a perda da simplicidade, a sociedade, a modernidade, tudo tem conspirado contra o conservadorismo que pautava o povo cearense até pouco tempo atrás! Essa deve ser a nossa missão, transmitir aos nossos descendentes a fé e o amor a Deus que recebemos”.

 

Fortalecimento da fé

Luiza é um bom exemplo de como a fé ajuda a superar obstáculos e enfrentar desafios. Ao citar São Paulo em sua carta aos hebreus, confirma que a fé é um modo de já possuir o que ainda espera, além de ser uma convicção real e confiança naquEle que tudo sabe, tudo pode e tudo vê – e que a ama. 

Para construir essa relação tão próxima com Deus, ela gosta de ler e se inspirar na vida dos Santos.  “Aprendo com seus exemplos. Se tiver que citar alguns mais especiais cito São Francisco de Assis, Santa Clara e Santa Gemma Galgani, cujas vidas tocam de modo importante o meu coração. Porém existe um santo que não fui eu quem escolhi, foi ele quem me escolheu durante uma visita que fiz ao seu túmulo em Sao Giovanni Rotondo, na Itália, em 2005, por isso o considero um verdadeiro pai espiritual. Esse santo é São Pio de Pietrelcina“.

Luiza em Canindé, depois de percorrer mais de 120 km a pé, em Romaria

Luiza conta também que a experiência com Padre Pio na Itália foi mística e muito forte, porque sentiu o perfume das rosas no local, mostrando uma relação com sua espiritualidade. Mas outra muito especial aconteceu perto de casa, quando foi até Canindé, a pé, em um trajeto de 120 quilômetros. 

“Fui em peregrinação (romaria) até à Basílica de São Francisco, nessa cidade. Fui seis vezes e sempre a experiência foi muito forte. Depois da pandemia essa romaria ainda não voltou a acontecer. Se voltar, espero ter saúde e disposição para ir novamente, pois sempre recebi muitas graças”.

 

Luiza em uma das experiências de fé que vivenciou no Ceará

Ela gosta mesmo de desafios. Luiza percorreu o Caminho da Fé, em uma caminhada de 318 quilômetros por 12 dias até a Basílica de Aparecida do Norte. “Indescritível a companhia de Nossa Senhora durante todo o caminho e mais indescritível ainda foi a emoção da chegada. Só quem já foi saberá do que estou falando!”. 

 

Luiza durante o percurso do Caminho da Fé rumo a Aparecida do Norte

Turismo religioso

Em virtude dessa fé e religiosidade, o Ceará é um destino muito importante para o turismo religioso. São três os locais principais de visitação no estado: Canindé, Santana do Cariri e Juazeiro do Norte

Antes de explicar os seus próximos destinos, cabe ressaltar que o Ceará está na região Nordeste do Brasil e tem quase 9 milhões de habitantes. Atualmente, o IBGE divide o estado em 18 regiões geográficas imediatas e seis regiões intermediárias, sendo estas: Crateús, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

 

Canindé

Foto de Luiza, depois de percorrer o caminho até Canindé

Canindé fica na região Norte do Ceará, a 170 quilômetros de Fortaleza. A religiosidade é presente e uma das fontes de renda do município. 

Antes da pandemia, a região chegou a receber mais de 1 milhão de visitantes. O município recebe peregrinos de todo o mundo pedindo bênçãos ao Santo de Assis. A data que marca maior número de visitantes é 4 de outubro, que é o dia dedicado a São Francisco das Chagas.

“Esse é o segundo maior Santuário dedicado ao Santo que nasceu em Assis, fora das terras italianas. O Santo é muito querido e popular aqui, e recebe tanta gente que demonstra essa religiosidade popular do cearense e de muitas outras cidades do Nordeste”, explica Padre Vanderlúcio. 

Basílica de São Francisco de Assis, construída no município cearense de Canindé, é a maior da América Latina dedicada ao Santo.  

Um dos principais atrativos é o monumento de São Francisco das Chagas, que tem mais de 30 metros de altura e fica na entrada de Canindé. Durante a segunda maior romaria franciscana do mundo, no Dia de São Francisco, os romeiros percorrem mais de 120 quilômetros até o Santuário (maior da América Latina). 

 Além disso, os turistas também podem visitar a Casa dos Milagres e deixar objetos que representam as graças alcançadas. 

 

Santana do Cariri

Distante 300 quilômetros da capital, Fortaleza, Santana do Cariri é um município próximo a Juazeiro do Norte. Fica no sul do estado e faz divisa com Pernambuco.

É nesse município pequeno, com cerca de 17 mil habitantes, que devotos da beata Benigna Cardoso da Silva se reúnem em peregrinação. Isso porque o túmulo da menina está localizado no município. Entre os dias 15 a 24 de outubro, acontecem os festejos principais. Mais de 40 mil pessoas participam anualmente da Missa das Flores, que encerra a celebração. 

Santana do Cariri

 

Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte é uma das cidades mais importantes do Ceará e, por ser referência, é um dos polos da região do Cariri. A cidade é realmente conhecida porque foi ali que viveu Cícero Romão Batista, popularmente conhecido como Padre Cícero (ou “Padim Ciço”).

 

O Padre nasceu em Crato e se mudou aos 28 anos para Juazeiro, onde ganhou fama e se transformou na figura importante que é para o povo cearense e de todo o Brasil. Por isso, muitos dos atrativos religiosos da cidade estão envoltos na história do “Padim”, incluindo museus e estátuas.

A estátua do Padre Cícero foi inaugurada em 1969 e recebe mais de 2,5 milhões de visitantes por ano.  Os romeiros visitam o local no dia do Romeiro, em 1º de novembro. Na data, os fiéis participam de Missas, procissão e do famoso aceno do chapéu de palha, que era um gesto que o Padre fazia e ficou marcado. 

 

A Obra Evangelizar no Ceará

Evento em Fortaleza, comandado pelo Padre Reginaldo Manzotti, em 2022. Foto: Felipe Gusso.

Um povo marcado e cercado por tanta fé também tem como referência a Obra Evangelizar É Preciso, da qual o IDe+ faz parte. Há mais de uma década, a Evangelizar está presente na missão evangelizadora. O evento Evangelizar É Preciso Fortaleza é uma dessas referências e reúne milhares de pessoas.

“A presença da Associação é muito marcante no período no evento, mas também em outros momentos. No tempo da pandemia, ela foi muito presente, junto à Arquidiocese de Fortaleza, quando chegou a enviar mais de 20 toneladas de alimentos. Essa ação certamente alimentou e ajudou muitas famílias do Ceará. Ao longo do ano, essa parceria também é intensificada a partir da transmissão de Santas Missas e das diversas atividades feitas nos veículos de comunicação da Obra”, completa o Padre cearense. 

Além disso, para Padre Vanderlúcio, essa relação entre a Obra o e o Ceará ajuda a fortalecer a fé em torno do único e mesmo corpo, que é a Igreja Católica. 

“A Obra, por meio das ações e dos meios de comunicação,  faz uma síntese da visibilidade da mensagem de Deus e fortalece, ao longo de todo ano, o anúncio do amor de Deus pelo Evangelho. O Padre Reginaldo Manzotti, que é essa pessoa que professa e anuncia o Evangelho, nos inspira a urgência da evangelização, porque sabemos que esse mundo tão ferido pelo pecado tem como Deus o seu remédio”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Francisca Juscilene Cacau (Jusci.Cacau)
    Reconheço sim que somos fervorosos na fé, mas, sempre digo que o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas é o meu pedacinho do céu, é o que eu sinto no coração quando estou aí, sempre vou duas vezes no ano. Semana Santa e da Misericórdia e na festa das Santas Chagas. Tô chegando!!!
  • Ana
    Essas matérias são excelentes, com forte conteúdo espiritual e muito aprofundamento nos temas. A pessoa responsável por esse setor, realmente é muito profissional. Parabéns.
  • Francisca Juscilene Cacau
    Muito edificante saber que somos de grande referência e fortes na Fé. É o Ceará é Nordeste, me orgulho disso. Mas, meu pedacinho do céu é aí em Curitiba, sinto isso, emoção, gratidão pela OBRA EVANGELIZAR. E tô chegando. 🌻
  • Isabel Cristina Kruger
    🥰👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻📿📿📿💙💙💙💙💙🌻🌻🌻
  • Francisca Janete
    Gostei muito de saber da história religiosa de nosso povo.
  • Nubia
    Conteúdo excelente , quem foi inspirado ama o Ceará .
  • Mariangela Souza Nogueira
    Muito bom saber que o povo cearense sempre coloca Deus acima de tudo e que nossa fé transforma nossos dias de luta é serve de exemplo e incentivo pra que haja mais manifestações religiosas. Amei todo conteúdo. ...paz e bem.
  • Jocilane Martins de moura
    Gostei muito 🙏🏻❤️
  • Maria das Graças Araújo Pimentel
    Achei fantástico, em especial que fala sobre Canindé minha terra natal.
  • Maria das Graças Araújo Pimentel
    Achei fantástico, principal sobre Canindé minha terra natal.
  • Jocelia Bezerra de Oliveira
    Amei o documentário em especial o que fala sobre minha cidade Juazeiro do Norte Ceará. Aqui de Janeiro a Janeiro recebemos romeiros de todos os lugares. Em algumas datas mais especiais o fluxos é mais intenso. Valeu obrigado!
  • Marília Diniz
    Excelente documentário. Parabéns pelo trabalho
  • Edvania sousa
    Gostei muito edificante
  • Maria Marineuda Viana
    Muito importante mostrar a fé do cearense! Eu moro em Itapipoca -CE O cearense também tem muita fé em São José, pois se não chover até o dia 19 de março... Aiai Aí a seca assola sem plantio e sem água!
  • Francilda
    MARAVILHOSO, SE DEUS QUISER IREI A CANINDÉ OUTRA VEZ!
  • Francilda
    MARAVILHOSO!
  • Célia Farias
    Edificante, nos enche de alegria e preenche nosso coração de uma fé nos aponta Deus.
  • Antonia Valdenia Bezerra de Sousa
    Muito interessante..
  • Antonia Valdenia Bezerra de Sousa
    Muito edificante, principalmente pra nós cearense apesar do sofrimento q passamos pela dificuldade q a vida nos dá, e tmb por falta de um política pública q atende realmente o povo menos favorecido.... enfim temos nossa fé e um Deus q nunca nos abandonar nos dar força para continuar de vivendo do jeito q der para segur em frente.
  • Cleide Gonçalves de Sousa
    Amei tudo, todo conteúdo falando de nossa fé do povo cearense, obrigada padre Reginaldo por aumentar cada dia a nossa fé, que Deus abençoe o senhor sempre
  • Me sinto agradecida e muito abençoada por DEUS POR morar nunma cidade q tem muitos católicos o Nordeste é pessoas com muita FÉ em Deus é nossa senhora obg padre Reginaldo manzotte por fazer uma obra tão especial pra nós TODOS a obra evangelizar é preciso Fortaleza Deus te abençoe com tanta dedicação com tanta fé que o senhor transmite pra cada cada um de nós seus abençoe essa obra .
  • Magda Maria Albuquerque Costa
    Achei fantástico! Vi a minha terra estampada , mostrando a nossa espiritualidade, o nosso povo fiel e os pontos atrativos religiosos do nosso estado! A minha mãe era do Crato, e a sua familia espalhou-se em toda região do Carri, uma região que se destaca pelo sua cultura, religiosidade e clima serrano. Estamos aqui de braços abertos, sempre!
  • Muito bom 👏👏
    Aqui na minha região, cidade são Benedito,Serra da Ibiapaba tem um Santuário lindíssima dedicado a Nossa Senhora de Fátima, onde o padre Reginaldo Manzotti,esteve em 2018. Deus abençoe 🙏
  • Gracinete Moreno da Silva
    Muito edificante!! Isso mostra o tamanho da fé do nosso povo nordestino....a grandeza da fé que o povo carrega no coração, e que com os nossos intercessores podermos ir ao encontro do pai e alcançar a graça que necessitamos ...
  • Gostei muito,uma materia linda que dispensa Comentários.parabens!
  • Liduina Maria Paula Pessoa Linhares
    Adorei são informações maravilhosas que nós cearenses não tínhamos. Foi muito gratificante ver esse conteúdo obrigada por nos repassar
  • MARIA HÉLIA SILVA FREITAS
    Uma excelente Formação nos conhecimentos de nossa religiosidade e do nosso Estado e principalmente de crescimento na fé.
  • MARIA HÉLIA SILVA FREITAS
    Uma grande riqueza de aprendizado e espiritualidade.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.