Cinco destinos para avós, filhos e netos viajarem juntos

Cinco destinos para avós, filhos e netos viajarem juntos

Os diálogos que marcam nossa história, as gargalhadas que damos juntos, as refeições que compartilhamos em família, os relatos dos episódios únicos que vivemos. É disso que a vida é feita, e boa parte desses eventos são construídos em família. Desde que a pandemia começou, mergulhamos em uma realidade diferente, em que nos comunicamos por mais tempo, mas com outra intensidade. Todos nós sentimos que falta algo. E ansiamos pelos dias em que poderemos recuperar essas perdas.

Essas faltas residem nas experiências que compartilhamos em conjunto, que troca on-line nenhuma vai substituir. E boa parte dessas experiências vivemos em família. Com o tio um pouco atrapalhado, o bolo queimado da cunhada, as canções cantaroladas pelo avô. Encontros de família são muito chamados de “programas de índio”, mas se você pensar bem, vai concluir: foram momentos engrandecedores e marcantes.

Nas telas dos celulares e dos notebooks, matamos as saudades, mas não vai bastar. Quando tudo isso passar, vamos querer resgatar os abraços, a cumplicidade dos irmãos, o colo da vovó. 2021 é o ano de São José, e o ano da família, como estabeleceu o nosso Santo Papa. É o ano em que cresceremos no amor familiar.

Que tal começar a planejar uma viagem familiar de celebração para quando tudo estiver mais seguro? Uma viagem que retome os vínculos entre as diferentes gerações e una a sua família.

O hábito de reunir, em uma viagem conjunta, diversas gerações de uma mesma família é muito comum em alguns países. A família pode escolher um resort e negociar bons preços por todas as diárias, diretamente com o hotel. Ou pode alugar uma casa grande, onde todos poderão também preparar as refeições em conjunto e compartilhar os espaços comuns. É preciso levar em conta o tipo de diversão disponível no destino, a dificuldade dos passeios e se os preços são compatíveis com as possibilidades de cada membro da família.

Faltam seis dias para o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, convocado pelo Papa Francisco para o 4º domingo de julho. O tema deste ano, muito adequado ao momento de afastamento em que a pandemia mundial nos colocou, é “eu estou contigo todos os dias”.

Por isso, vamos sugerir cinco roteiros divertidos e adequados a todas as diferentes gerações, onde as famílias poderão agendar uma divertida retomada dos vínculos afetivos e das trocas enriquecedoras entre avós, filhos e netos, das quais não podemos abrir mão.

Escolha o destino, comece a planejar no seu caderninho e comece a esperar o momento de se desconectar do virtual e viver momentos reais.

1. Porto de Galinhas/ Pernambuco

Porto de Galinhas é uma praia do município de Ipojuca, a 60 km de Recife, Pernambuco. Local abençoado com mais de dez praias paradisíacas de areia branca, protegidas por recifes de corais que formam belas piscinas naturais para mergulhos relaxantes.

A praia tem uma excelente infraestrutura de restaurantes e pousadas, além de comércio e serviços essenciais.

Em Porto de Galinhas, é possível fazer diversos outros passeios: ir de jangada até as piscinas naturais, andar de buggy de uma ponta a outra de Ipojuca, fazer um bate-volta até a Praia de Carneiros ou ir de catamarã para as piscinas de Maragogi.

Importante ficar de olho na tábua das marés, para fazer a viagem no período em que as piscinas costumam estar mais rasas e cristalinas.

2. Mendoza/ Argentina

A cerca de 364 km de distância de Santiago, no Chile, e 1.100 km da capital Buenos Aires, Mendoza é um dos destinos mais procurados na América do Sul, com lindas paisagens, clima agradável, uma rede hoteleira excelente e ótima gastronomia. A região é conhecida por produzir o melhor Malbec do mundo e é uma das Grandes Capitais Mundiais do Vinho.

Lá, a família poderá seguir o Caminho do Vinho, visitando as vinícolas para degustações, acompanhadas de delícias gastronômicas. Nesse passeio, o viajante aprende sobre os processos de elaboração da bebida, além de segredos e técnicas de degustação.

Mendoza também se distingue pelas suas atrações arquitetônicas, como as ruínas de San Francisco e o Parque General San Martín, com fontes e muita natureza.

3. Gramado e Canela/ Rio Grande do Sul

Gramado e Canela são duas cidades localizadas a 9 km de distância uma da outra, e ambas a 125 km de distância da capital Porto Alegre. As cidades ficam localizadas na Serra Gaúcha, a mais de 800 metros de altitude por isso, é importante levar um agasalho. Há, em ambas, diversos passeios agradáveis e acessíveis para a família toda.

As cidades foram colonizadas por alemães e italianos, que influenciaram a sua arquitetura, gastronomia e costumes. Possuem atrações para curtir o ano inteiro e festivais temáticos em determinada época do ano, como o Natal Luz e o Festival de Cinema de Gramado. Destaque para o Lago Negro, onde é possível andar de pedalinho, o Mini Mundo, o Castelinho Caracol, onde se come a tradicional Apfelstrudel e a igreja de pedra, da paróquia de Nossa Senhora de Lourdes.

A partir de Gramado também é possível fazer o passeio da Maria Fumaça, que percorre diversas cidades da região serrana, como Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, proporcionando uma experiência turística-cultural pelas origens e costumes dos imigrantes italianos. Durante o percurso, são feitas apresentações artísticas e degustações de vinho.

Sugestão para complementar a matéria: https://www.mundoavapor.com.br/Estive lá e é muito legal

4. Caldas Novas/ Goiás

Caldas Novas fica a 168 km de Goiânia e a 300 km de Brasília, sendo possível escolher qualquer um dos dois aeroportos para iniciar a viagem. A cidade é conhecida internacionalmente por suas águas quentes e termais que podem chegar naturalmente a surpreendentes 60°C. Em todos os hotéis, há muitas piscinas com diferentes profundidades e temperaturas (há hotéis com até 15 piscinas!), sendo, por isso, um passeio que agrada a todas as idades. A culinária goiana também é um atrativo da cidade, com compotas caseiras e muita comida artesanal.

A maioria dos hotéis oferece pensão completa e atrações para os hóspedes o dia inteiro, como hidroginástica e bingo, mas é possível visitar também os parques aquáticos dos arredores.

5. Campos do Jordão/ São Paulo

Localizada na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, a 173 km da capital, Campos do Jordão se destaca pela arquitetura estilo europeu e suas baixas temperaturas. Um lugar que a família não pode deixar de visitar na cidade é a Comunidade Monástica do Mosteiro São João. No lindo bosque onde se localiza o Mosteiro, residem as Beneditinas, a mais antiga ordem religiosa do ocidente. Ideal para momentos de oração e reflexão, também lá a família poderá ouvir o recital de Canto Gregoriano, que acontece todas as tardes.

No Parque Amantikir é possível ver uma extensa área de gramados, lagos e canteiros de flores, reunindo mais de 20 jardins com espécies de diversos países. Não deixem de conhecer o Borboletário, também chamado “Flores que Voam”. O local é composto por um jardim com cerca de 500 m², com um enorme viveiro de borboletas, de mais de 35 espécies.

Após, vocês podem conhecer o Parque Estadual de Campos do Jordão, também chamado de Horto Florestal. É uma reserva de 8,3 mil hectares, com mais de 180 espécies de aves catalogadas e animais ameaçados de extinção. É o Parque estadual mais antigo de São Paulo e ocupa aproximadamente 30% da área do município.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.