Muito se fala que “gentileza gera gentileza”. Nos dias tão agitados de hoje, nos quais falta tempo para tanta coisa, até as pequenas gentilezas têm sido deixadas de lado. Porém, é preciso fazer um exercício constante para não abandonar o que Deus quer dos Seus filhos — e a gentileza em todos os comportamentos está entre os seus desejos.
Para isso, temos muito a aprender com Jesus, o verdadeiro Mestre da gentileza, e Seus exemplos vivos. A vida do Senhor na Terra é cheia de atos de compaixão e cuidado com todos.
Veja cinco momentos que revelam a atenção do Messias:
No casamento em Caná, Jesus realizou seu primeiro milagre e transformou água em vinho para evitar que os anfitriões passassem por constrangimento. O gesto, além de milagroso, foi um exemplo de sua disposição em ajudar até mesmo em detalhes cotidianos: a gentileza pode estar presente em todos os momentos.
Ao curar um homem com lepra, Jesus revelou um profundo respeito pelos marginalizados. Naquela época, o contato com leprosos era evitado. Quem tinha a doença sofria muito preconceito, era afastado do convívio com a sociedade. Ao tocar o homem, Jesus o curou – um gesto gentil e raro. Cristo rompeu barreiras sociais para mostrar que todos merecem amor e cuidado.
Quando Jesus encontrou uma viúva em Naim, prestes a enterrar seu único filho, Ele se compadeceu e ressuscitou o jovem. Esse ato de gentileza devolveu à mulher a esperança e a dignidade. Jesus nos ensina que a empatia é a chave para aliviar o sofrimento do próximo.
Durante uma pregação, Jesus percebeu que a multidão estava faminta e parou para alimentá-los com pão e peixe. A atitude mostra que a gentileza vai além das palavras: envolve cuidar do bem-estar físico e emocional das pessoas ao nosso redor.
Jesus demonstrou que a gentileza não conhece limites. Quando um centurião romano, um estrangeiro e alguém de fora da comunidade judaica, pediu sua ajuda, Jesus o ouviu com atenção e aceitou ajudá-lo. Ao curar o servo do centurião, Ele mostrou que todos merecem empatia e que a compaixão deve ultrapassar qualquer barreira social ou cultural.
A gentileza pode transformar vidas. Os exemplos de Jesus impulsionam cada um a adotar pequenos gestos de amor, traz consolo e esperança a quem nos rodeia. A bondade genuína, o ser gentil, é um caminho para a paz e para uma conexão mais profunda com o próximo e com Deus.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.