Como a “Folia de Reis” é celebrada no Brasil?

Como a “Folia de Reis” é celebrada no Brasil?

Um dia de celebração e muita alegria é 6 de janeiro. A comemoração do Dia de Reis está ligada à Epifania, ou seja, à manifestação do Menino Jesus a todos os povos, marcada pela chegada dos Santos Reis Magos a Belém, onde acabava de vir ao mundo o Salvador. É uma data de festa, afinal simboliza a esperança, a vida nova com a chegada do Messias. Em diversas partes do globo, a “Folia de Reis” dura dias e reúne diversos símbolos.

A história tem a ver com caminho, com a busca pelo Senhor, como explicou Papa Francisco. Os “magos do oriente” foram movidos por inquietação e por uma fé que é um dom dado por Deus. Nas palavras do Pontífice sobre o momento em que eles O procuravam:

“Habitados por uma profunda nostalgia do infinito, perscrutam o céu e deixam-se maravilhar pelo fulgor duma estrela, representando assim a tensão para o transcendente que anima o caminho das civilizações e a busca incessante do nosso coração. De fato, aquela estrela deixa no coração deles precisamente uma pergunta: Onde está aquele que acaba de nascer?”.

Afinal, quem são os Reis Magos e como essa história influencia a maneira de comemorar a Folia de Reis no Brasil? Primeiro, é importante destacar que, no Evangelho de São Mateus, não se fala em três, mas em “magos do Oriente”. Os nomes daqueles que formam o trio tão importante para o cristianismo (Melchior, Gaspar e Baltasar) estão registrados em um manuscrito do século V. Gaspar era rei de Sabá, da geração dos camitas, que ficava no continente africano. Presenteou Jesus com mirra, uma espécie de perfume que se usava para ungir falecidos. Já Baltazar era rei de Társis, da geração dos Jafelitas, e ofertou incenso (plantas aromáticas usadas para queimar em igrejas em solenidades). Melquior, por sua vez, era um nobre rei da Arábia, da geração dos semitas.

Assim como o sentimento dos magos, cristãos devem procurar sempre a certeza que nas noites escuras brilha uma estrela. Os três seguiram a estrela de Belém e levaram incenso, ouro e mirra para presentear o Rei dos reis.

“Como os Magos, levantemos a cabeça, ouçamos o desejo do coração, sigamos a estrela que Deus faz brilhar sobre nós. Como pesquisadores inquietos, permaneçamos abertos às surpresas de Deus. Sonhemos, procuremos, adoremos”, conclamou o Papa.

Folia de Reis: celebração no Brasil

A Folia de Reis, porém, começa antes do Dia de Reis: de 24 de dezembro a 6 de janeiro há uma grande celebração da religiosidade e da cultura brasileira, que tem heranças do período de colonização portuguesa. Também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, é realizada com muita alegria, cânticos e fé, movida pela representação dos Reis Magos.

É comum que presépios, montados em dezembro, sejam destaque durantes esse período e desmontados no dia 6. É uma maneira de viver um pouco da chegada de Jesus e formação da Sagrada Família. Celebração rica em personagens e tradições que se espalham pelas ruas do Brasil, os grupos de foliões cheios de cores e símbolos representam personagens. Entre as fitas e cores dos foliões, verde, vermelho e amarelo lembram a trilogia dos reis e os presentes ofertados. O branco, rosa e azul lembram a trilogia da Sagrada Família.

Há os mestres, contramestres, músicos, tocadores, reis magos e até palhaços e bastiões. Cada um carrega um significado específico, como a representação dos Três Reis Magos. Os foliões peregrinam pelas ruas, visitam casas e levam músicas, danças e cânticos em homenagem aos reis. Recebidos pelas famílias, muitas vezes ganham refeições, compartilham bênçãos e alegria. Os instrumentos musicais, como violas, violões, cavaquinhos, pandeiros, caixas e sanfonas, acompanham os cânticos e ritmos. O mestre da folia é um destaque, responsável por guiar o grupo e coordenar as apresentações.

Em diversas regiões do Brasil, esses grupos homenageiam a Deus, como na folia do Divino Espírito Santo, e outros santos como São Sebastião, São Benedito e Nossa Senhora da Conceição. Enquanto isso, religiosidade e história se unem, principalmente nos estados do Sudeste e do Nordeste, além de Goiás, onde tem presença marcante.

Como a Folia de Reis é celebrada na sua cidade ou estado?

Deixe seu comentário e compartilhe essa tradição.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.