Nunca é tarde demais para receber o sacramento do Batismo. Aos 46 anos, o ex-jogador de futebol Ronaldo “Fenômeno” foi batizado na Igreja Católica. A cerimônia, realizada em São Paulo, foi conduzida pelo Padre Fábio de Melo.
Ronaldo compartilhou a novidade pelo seu perfil no Instagram e escreveu um texto no qual falou que se sente regenerado e renovado no caminho do amor solidário.
“A fé cristã sempre fez parte da minha vida de forma fundamental, desde a infância, embora eu não tivesse passado ainda pelo batismo. Com o sacramento, me sinto verdadeiramente regenerado como filho de Deus – de um modo novo, mais consciente, mais profundo. Renovo o meu compromisso de seguir o caminho do bem, por livre e espontânea vontade, crendo no amor de Jesus, no amor solidário. Muito obrigado, @pefabiodemelo, igreja de São José, padre Dom Oswaldo e queridos padrinhos Amilcar e Malu”.
No Evangelho de Mateus, Jesus determina aos Seus discípulos que saiam pelo mundo para fazer com que todos se tornem Seus discípulos pelo anúncio do Evangelho e pelo Batismo:
“Os onze discípulos foram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes indicara. Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt. 28, 16- 20).
Assim como Ronaldo, adultos de todas as idades podem receber o Sacramento do Batismo. Como explica a coordenadora da Pastoral do Batismo da capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Felipe Guerra (RN), Luzia Medeiros. A Igreja Católica não determina uma idade limite para a pessoa pedir o Batismo.
“Pode ser em qualquer idade, desde que manifeste a vontade de receber o Sacramento. Porém, a Igreja pede que o adulto não batizado faça a catequese catecumenal, que é a de adultos. Depois de um período de vivência, de encontros de preparação, a pessoa recebe o Batismo e, posteriormente, os outros sacramentos de iniciação cristã, que são a Primeira Eucaristia e a Crisma. Não deixe que a idade seja um empecilho, pois não é”, explica.
Embora nunca seja tarde para iniciar o caminho da fé, Padre Erivon Maia de Oliveira, da Paróquia de São Sebastião, de Governador Dix-Sept Rosado (RN), explica que é importante batizar a criança o quanto antes, para que ela se torne cristã e se purifique do pecado original.
Nesse processo de fé e confirmação, a Pastoral do Batismo e os catequistas do catecumenato caminham juntos.
“Os adultos devem ser admoestados dos seus pecados, diferentemente das crianças, que ainda não têm consciência dos seus atos”, acrescenta o Sacerdote sobre o processo que acontecerá na catequese catecumenal.
Para quem ainda não se batizou e pensa se deveria dar esse passo, Padre Erivon deixa suas palavras de incentivo.
“Para seguir os passos de Jesus, todo tempo é tempo e toda hora é hora. Só basta abrir o coração, escutar o chamado e colocar em prática. Procure os responsáveis da sua Paróquia, capela ou da comunidade para realizar e seguir a Cristo. Ele nos chama”.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.