A Santa Missa é dividida em duas partes. Uma que faz a Celebração da Palavra e a outra em que acontece a Celebração Eucarística. Mas também podemos dizer que ela é dividida em Ritos Iniciais, Rito da Palavra, Rito Sacramental (ou Rito Eucarístico) e Ritos Finais.
O primeiro rito é a Procissão de Entrada. No Missal Romano, que é o livro que contém as explicações de como a Missa deve acontecer, diz o seguinte: “Reunido o povo, enquanto o sacerdote entra com os ministros, começa o canto de entrada. A finalidade desse canto é abrir a celebração, promover a união da assembleia, introduzir no mistério do tempo litúrgico ou da festa, e acompanhar a procissão do sacerdote e dos ministros” (n.25).
Neste trecho, vemos elementos muito importantes:
O canto: é pelo canto que nós louvamos ao Senhor (cf. Mateus 21,9). Por isso é importante soltar a voz durante a Missa (cf. Mateus 21,15-16).
A procissão: a procissão de entrada significa o povo a caminho da salvação. Significa também que todos nós somos peregrinos nesta terra e devemos caminhar em direção ao céu. Quem entra na procissão geralmente são os acólitos (coroinhas); os leitores; os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, que popularmente chamamos só de Ministros; os diáconos; o sacerdote celebrante ou o bispo, precedido destes sacerdotes, junto de seu diácono.
Sacerdotes: Pelo Sacramento da Ordem, a Igreja concede ministérios sacerdotais a alguns fiéis. Existem três graus de sacerdócio: o diácono; o padre, também chamado de presbítero; e o bispo. Eles representam a pessoa de Jesus na Celebração e administração dos Sacramentos.
Durante a procissão também entram alguns objetos. O turíbulo e a naveta, que trazem o carvão em brasa e incenso; a Cruz Processional, pois o sacrifício de Jesus se deu na cruz; as velas que ficam ao lado da cruz, pois Jesus é a nossa luz; o Evangeliário, que é o livro do qual se proclama o Evangelho. Se o bispo participar da procissão, entram também o báculo, cajado que representa o pastoreio do bispo; e a mitra, que popularmente chamamos de chapéu do bispo e significa o seu governo sobre a Igreja local.
Significa que Cristo é Caminho, Verdade e Vida (cf. João 14,6).
Sim. O Templo, prédio onde se celebra a Missa, nos recorda que Jesus é o Templo verdadeiro (cf. João 2,19). Também é a casa de Deus, lugar onde Ele habita.
O povo reunido nos recorda que todos nós somos pedras que compõem essa mesma Igreja (cf. 1 Pedro 2,5), somos os membros do Corpo de Cristo (cf. 1 Coríntios 12,27), e somos templos onde Deus habita (cf. 1Coríntios 6,19-20). A assembleia constituída, junto da Palavra e da Eucaristia, também é e representa a presença de Jesus.
Sim. Toda a decoração e acabamento de um templo católico deve se referir aos mistérios da nossa fé, pois é um ambiente litúrgico. É importante que tudo esteja em harmonia, desde a arquitetura, os vitrais, as cores, a iluminação, as flores e os objetos presentes.
Para não perder o foco em Jesus, é importante evitar extravagâncias e exageros. Tudo deve ser o mais simples possível, porém, não deve ser simplório, brega ou desleixado.
Acompanhe sempre aqui no IDe+ os conteúdos sobre os Ritos da Missa.
Texto publicado originalmente no Jornal do Evangelizador
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