A Igreja Católica é organizada por uma hierarquia sacramental e missionária em um serviço ordenado à fé, à evangelização e ao bem comum.
Essa hierarquia é uma maneira de organizar a missão deixada por Cristo aos apóstolos: ensinar, santificar e governar. Confira os principais cargos e o resumo de suas responsabilidade!
O Papa é o Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, e exerce plena autoridade universal sobre a Igreja. É chefe da Cúria Romana, legisla em matéria de fé e moral ex cathedra, pode criar dioceses, nomear bispos e convocar concílios.
Os cardeais são conselheiros do Papa e compõem o Colégio Cardinalício; muitos atuam em dioceses ou na Cúria. Também elegem o novo Papa durante o conclave.
Os arcebispos lideram arquidioceses, que são dioceses principais de uma província eclesiástica. Embora possuam as mesmas ordens sacramentais dos outros bispos, têm o papel de coordenar e supervisionar as dioceses vizinhas.
Os bispos diocesanos governam uma diocese, exercendo autoridade para ensinar, santificar e administrar, em conformidade com seu ministério episcopal.
Os padres (presbíteros) são ordenados para celebrar a Santa Missa, administrar sacramentos e conduzir a comunidade paroquial com base no mandato episcopal.
Ordenados para serviço, os diáconos podem batizar, proclamar o Evangelho, celebrar casamentos e colaborar com o bispo ou padre em necessidades pastorais.
Freiras, freis, irmãos, monges, monjas, madres e abades pertencem à vida consagrada, um estado de vida reconhecido pela Igreja, diferente do ministério ordenado. São pessoas que professam votos públicos de pobreza, castidade e obediência, vivendo em comunidades religiosas (como conventos, mosteiros ou institutos missionários).
Embora não façam parte da hierarquia sacramental, os religiosos e religiosas são fundamentais na missão da Igreja.
Os leigos, batizados sem ordenação, participam nos ministérios proféticos, sacerdotais e reais por seu batismo. São chamados a viver a fé no mundo, sendo influenciadores em suas famílias, trabalho e sociedade.
A Cúria Romana é o órgão assistente do Papa, organizada em dicastérios que assessoraram no governo da Igreja. O Camerlengo, por exemplo, administra o Vaticano e convoca o conclave em sede vacante.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.