Como explicar para uma pessoa que não é católica o que é devoção?

Como explicar para uma pessoa que não é católica o que é devoção? Foto: Felipe Gusso

Para a fé católica, a devoção é uma demonstração de amor, respeito e compromisso com Deus ou com um Santo, sem que isso implique em adoração, que é reservada apenas a Deus.

A devoção se manifesta em atos de piedade, como orações e celebrações, e ajuda a aproximar a pessoa de sua fé e dos ensinamentos de Cristo. Não se trata de idolatria, mas de um relacionamento espiritual íntimo, no qual os Santos são vistos como intercessores e modelos de vida cristã.

É comum que pessoas não católicas questionem a devoção por acharem que vai contra a lei de adorar a Deus. Por isso, um aspecto importante para esclarecer é a distinção entre adoração e devoção. A adoração é dirigida somente a Deus, como o ser supremo, criador e fonte de toda a vida.

A devoção aos santos

Devoção a um santo específico significa enxergá-lo como um modelo de virtude e amor a Deus e confiar em sua intercessão em nossas orações.

Os santos, como seres humanos que viveram vidas exemplares, são amigos, são seres respeitados e venerados pelo exemplo e busca de santidade, mas sem atribuir-lhes poderes divinos. São pessoas que fizeram o caminho que também devemos fazer rumo à santidade.

Para os católicos, a devoção se expressa por meio da oração, da participação em celebrações litúrgicas, como a Santa Missa, e em ações concretas de caridade.

No número 829 do Catecismo, a Igreja afirma que “ao canonizar alguns fiéis como santos, está os proclamando solenemente como pessoas que praticaram heroicamente as virtudes e viveram a fidelidade”.

Compreende-se, portanto, que essas pessoas que foram santificadas colocaram Deus e Jesus no centro de suas vidas. Elas amaram a Deus e entregaram suas existências a Ele.

Para que não restem dúvidas, existem três tipos de relação com o sagrado e não podemos reduzi-las a uma só:

  • Adoração: só a Deus.
  • Hiperdulia: relação especial com Nossa Senhora, mais elevada que com os Santos.
  • Veneração dos santos.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.