Especialmente aos domingos, milhões de brasileiros, de todas as regiões, vão à Santa Missa. A primeira vez que esse momento sagrado aconteceu no país que tem hoje o maior número de católicos batizados no mundo foi há 524 anos.
As raízes católicas no Brasil têm origem na chegada dos portugueses ao território em 22 de abril de 1500. Apenas quatro dias depois, em 26 de abril, aconteceu a primeira Santa Missa no lugar. A cerimônia foi presidida pelo frade franciscano Frei Henrique de Coimbra, na Praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no litoral sul da Bahia.
Essa celebração marcou o início da presença oficial do catolicismo nas terras hoje conhecidas por brasileiras e aconteceu no contexto das comemorações da Páscoa, o que deu um sentido especial aos cristãos portugueses que ali estavam.
A Santa Missa foi assistida por Pedro Álvares Cabral e sua esquadra de 13 navios, que chegaram ao local após uma longa travessia pelo Atlântico. Juntos, eles participaram da cerimônia que buscou expressar a fé cristã e oficializar a posse da nova terra em nome da Coroa Portuguesa.
O escrivão Pero Vaz de Caminha documentou a Santa Missa e os acontecimentos subsequentes em sua carta ao Rei Dom Manuel. De acordo com Caminha, a Santa Missa foi realizada com “muito prazer e devoção” por todos os presentes, que ouviram atentamente a pregação do Evangelho. Após a cerimônia, como ele contou, o capitão Cabral pediu que todos se ajoelhassem diante da Cruz e a beijassem, para demonstrar respeito e reverência.
O evento da primeira Missa também teve a participação de alguns indígenas tupinambás, que, conforme relatos de Caminha, observaram com curiosidade a cerimônia e demonstraram respeito pela religião dos europeus. Isso levou o escrivão a acreditar que a conversão ao cristianismo dos povos originários seria uma tarefa relativamente simples e solicitou ao rei o envio de clérigos para batizá-los.
Além da celebração inicial, outras aconteceram nos dias seguintes. Em 1º de maio, uma nova Missa foi celebrada na foz do Rio Mutarí, enquanto Cabral e sua tripulação se abasteciam para prosseguir a viagem rumo à Índia, que era o destino pretendido quando saíram do continente europeu.
A representação mais famosa desse evento histórico e sagrado para os fiéis é a pintura “A Primeira Missa no Brasil”, feita em 1861 pelo pintor catarinense Victor Meirelles de Lima. A obra retrata a cena com detalhes e destaca a presença dos europeus e dos indígenas ao redor do altar.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.