A Bíblia é o livro mais importante para fiéis, pois é a Palavra de Deus, revelada e inspirada pelo Espírito Santo. As Escrituras Sagradas iluminam a fé, orientam as práticas devocionais e fortalecem a comunhão com Deus.
Há várias edições e diferentes traduções, que devem ser levadas em consideração na hora de escolher a sua. Existem traduções que optam por simplificar a linguagem e há outras que preferem traduzir as palavras exatamente iguais ao texto original.
A Bíblia deve ser lida à luz da tradição e do Magistério. Os seus textos podem ser compreendidos a partir de diferentes sentidos e são quatro os principais: literal, espiritual, alegórico e moral.
A Bíblia católica contém 73 livros, divididos entre 46 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. O Antigo Testamento inclui os sete livros deuterocanônicos: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico (ou Sirácida), Baruque, 1 Macabeus e 2 Macabeus, além de partes adicionais. Geralmente incluem notas explicativas, introduções e comentários que seguem o catolicismo. Podem ajudar a entender o contexto histórico, teológico e espiritual dos textos, sempre em conformidade com os ensinamentos da Igreja. É possível encontrar, por exemplo, referências ao Catecismo da Igreja Católica e a documentos papais.
O que mais diferencia uma tradução da outra são as notas de rodapé e comentários. Cada país tem traduções que são validadas pela Conferência Episcopal local. No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) verifica principalmente as notas de rodapé e comentários para garantir que estejam de acordo com a fé católica. Após essa verificação, aquela tradução da Bíblia recebe um “imprimatur”, que pode ser encontrado nas páginas iniciais de cada Bíblia impressa.
Algumas traduções da Bíblia são oficialmente utilizadas na liturgia católica ou por Sacerdotes, como a Ave-Maria e a Bíblia de Jesus das Santas Chagas, usada pelo Padre Regionaldo Manzotti em seu programa Experiência de Deus. Essa edição inclui orações, meditações e reflexões sobre as Santas Chagas de Cristo e oferece um caminho espiritual para os filhos de Deus.
Muitas Bíblias católicas incluem prefácios e introduções que explicam a importância dos livros deuterocanônicos e oferecem uma visão geral da interpretação católica das Escrituras.
Essas são algumas maneiras de identificar a Bíblia mais recomendada aos fiéis católicos.
Como escolher a versão da Bíblia ideal para você? Leia o conteúdo a seguir:
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.