Como lidar com o luto? 5 posts que ajudam enfrentar a perda pela fé

Como lidar com o luto? 5 posts que ajudam enfrentar a perda pela fé

Conhecido como um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, celebra-se hoje, 2 de novembro, o Dia de Finados. Para a Igreja Católica, a data tem como propósito relembrar a memória dos mortos e rezar pela alma de todos os entes queridos que já se foram. 

Segundo os ensinamentos católicos, essa oração deve ser feita por seus familiares que permanecem na Terra porque a alma da maioria dos que partem, permanece no purgatório por um período para um processo de purificação. Assim, a força da fé daqueles que rezam fortalece as intercessões a Deus por aquela alma.

Para além da purificação das almas, a data representa a fé na vida eterna e na compreensão da morte como uma passagem, uma separação parcial e limitada. Papa Francisco, em homilia sobre a data, lembrou a passagem do Livro de Jó. 

“Uma esperança que é um dom: nós não podemos ter; é um dom que devemos pedir: ‘Senhor, dê-me a esperança’. Há tantas coisas ruins que nos levam a desesperar, a acreditar que tudo será uma derrota final, que depois da morte não haverá nada… E voz de Jó ressoa: ‘Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó e eu o verei, eu mesmo, com estes olhos’.”

É sabido também que a data, por trazer memória dos entes queridos que se foram, por vezes, desperta sentimentos difíceis e dolorosos como o luto, que encontra gatilhos nas lembranças evocadas. Para quem enfrenta esse momento, o IDe+ reuniu os conteúdos produzidos pelo Portal sobre as diferentes maneiras de enfrentar a perda com ajuda da fé. Vamos relembrar?

 

Como a fé ajuda a viver o luto pela perda de entes queridos

O processo de luto chega, na maioria das vezes, carregado de dor, do medo do novo, do inesperado, da mudança, da interrupção de sonhos e planos que não serão cumpridos ou realizados. O luto mais conhecido é aquele que enfrentamos ao perder alguém próximo ou querido por nós. Mas, essa não é a única forma dele se manifestar: ele pode ser sentido ao sair de um emprego, ao mudar de casa ou no fim de um relacionamento.

Em todas essas situações, ter fé pode ser determinante para o processo de “elaboração” do luto que, em outras palavras, significa conseguir seguir em frente.

Nesse conteúdo, o Portal conversou com a psicóloga Julita Sena, que demonstrou como a fé pode ser uma ferramenta importante para organização de ideias e suporte em nossas visões sobre a vida e a morte. 

 

Os cinco estágios do luto: entenda cada um deles

Como parte de um processo que nos parece diverso, o luto é um sentimento que não é vivido de maneira única. É isso que a psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross, identificou e defendeu em sua obra “Sobre a morte e o morrer”. No material, a autora estabeleceu cinco fases com reações diferentes para quem enfrenta esse período em sua vida, enfatizando que as fases citadas podem ocorrer, inclusive, de uma única vez.  

No post especial do IDe+ é possível conhecer quais são essas fases e como elas se apresentam durante o processo completo do luto.

 

Luto: o que não dizer

Em situações que envolvem o luto de alguém que conhecemos, é muito comum o sentimento de que nos faltam palavras ou que nada daquilo que possamos dizer irá ter efeito para amenizar a dor do outro. Mas, é possível saber, sim, aquilo que não devemos dizer nesse momento. Já parou para pensar nisso? 

A psicóloga Julita Sena, que tem capacitação em morte e luto, listou 5 exemplos de situações ou comentários que podemos evitar nesses momentos. Todas essas dicas estão aqui nesse conteúdo do IDe+. 

 

Mães de anjos: o luto após a perda gestacional 

É comum ouvirmos falar que nenhuma mãe deveria enterrar um filho ou que a dor dessa perda seria a maior do mundo. Para aquelas que enfrentam essa dor em razão de uma perda gestacional, seria ainda mais difícil compreender? 

O conteúdo especial sobre as mães de anjos nos lembra que nem sempre trazer alguém ao mundo depende apenas da própria vontade dos pais. Nesse texto, as respostas para tantas dúvidas comuns nesse momento como ‘o que fazer quando aquela vida é interrompida ainda durante a gravidez, sem se entender os motivos?

O que a Igreja recomenda nesses casos? Ou como as famílias podem lidar com esse luto e como a sociedade deve acolhê-la?’ são respondidas através do intercâmbio de experiências vividas por mulheres que enfrentaram esse processo tão complexo do luto.  

Se você está passando por esse momento ou conhece alguém que enfrenta essa dor, que tal enviar nosso conteúdo sobre?

 

O luto de filhas que perderam pais 

A ótica do luto e a importância da fé nas mais diferentes perspectivas são debatidas em muitos conteúdos do IDe+. De forma específica, o olhar sobre as filhas que perderam seus pais em diferentes etapas e momentos diferentes da vida, é tema desse material especial que trata de frases comuns a muitos filhos nesse período, incluindo o período de orações intensas antes da morte até o rompimento total e incompreensão dos planos de Deus depois da partida. Quem já passou por algum desses momentos, com certeza, poderá se identificar nesse material. Bora conferir?

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.