Dia do Consumidor: veja como não cair em pegadinhas de compras online

Dia do Consumidor: veja como não cair em pegadinhas de compras online

Realizar compras pela internet é algo que faz parte do dia a dia dos tempos modernos. Existem as lojas que já nasceram online e as grandes redes que, diante da necessidade do mercado, precisaram se inserir no ambiente de plataformas digitais. De fato, comprar com poucos cliques por meio de computadores, tablets ou celulares se apresenta como solução para a correria do dia a dia e também costuma ter opções com preços promocionais. Porém, é preciso ficar atento para evitar surpresas desagradáveis. Por isso, consumidores precisam conhecer os seus direitos.

De acordo com pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), realizada em 2017 em todas as capitais brasileiras, 89% dos internautas realizaram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses anteriores ao estudo. Desse total, 26% dos compradores tiveram algum problema: entrega fora do prazo (11%), não receber o produto (6%), chegar algo diferente do que fora comprado (6%) e receber o produto danificado.

Dicas para consumidores online:

  • Cuidado com os dados do cartão: evite fazer compras online em computadores públicos (de bibliotecas, escolas, shoppings).
  • Segurança: quando for comprar em uma loja que não conhece, preste atenção em informações como CNPJ, endereço físico (se houver), telefone, canais de contato direito com o consumidor (chat, e-mail e SAC).
  • Conferir reclamações: verifique se a loja possui cadastros de reclamações em sites como Consumidor.gov e Reclame Aqui.
  • Prazo de troca: a partir da data do recebimento do produto, o comprador tem sete dias para devolvê-lo sem justificativa e receber o valor pago.
  • Exposição do preço: o valor deve estar visível e, caso tenha dois valores cadastrados em um mesmo produto, vale o de menor valor.
  • Frete: várias lojas oferecem fretes gratuitos a partir de determinado valor. Então vale observar o mínimo antes de efetivar a compra, pois, às vezes, levar mais produtos pode valer a pena.
  • Compras impulsivas: evite comprar estimulado pela facilidade da ação. Sempre se pergunte: eu preciso disso?

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Comentários

  • Taty
    Eu comecei a comprar pelo computador esse ano. Prefiro as lojas físicas, mas a compra online oferece muitos produtos raros, exclusivos e personalizados que me atraem. Somente compro via boleto. Não confio em compras online pelo cartão.
  • Marcelo Petruzalek
    Muito boa esta matéria!!!

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