A palavra criatividade faz parte do dia a dia e está em tudo – ou pelo menos poderia estar. Embora sua ideia seja conhecida por quase todo mundo, seu conceito tem diferentes visões. Para Brewster Ghiselin, autor do livro “O Processo Criativo”, trata-se do “processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva”.
Já para Christophe Mouchird e Todd Lubart, que escreveram “Criatividade Social”, o conceito da palavra é: “um conjunto de capacidades que permitem uma pessoa comportar-se de modos novos e adaptativos em determinados contextos”.
Em “O grande livro da criatividade – 10 hábitos para despertar seu potencial criativo”, os autores Jean Sigel, Julie Fank e Lívia Kohiyama contam que criatividade é a habilidade apontada pelo LinkedIn como uma daquelas que todo profissional deste século precisa ter. “De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a criatividade está entre as dez principais habilidades que você tem que ter – e, recentemente, foi promovida a uma das três primeiras”.
Entre as definições e conceitos, a ideia de que a criatividade traz benefícios à vida profissional e a todos os demais aspectos é fortemente defendida. Entretanto, como alcançá-la em meio ao ritmo acelerado da vida moderna, que muitas vezes leva a acreditar que a produtividade contínua é o caminho para o sucesso?
É preciso acrescentar o poder do descanso no estímulo à criatividade.
O conceito “Ócio Criativo”, proposto pelo sociólogo italiano Domenico de Masi, explica a importância de equilibrar o trabalho com momentos de repouso e contemplação. O ócio criativo não se refere simplesmente a não fazer nada, mas a dedicar tempo para atividades que permitam relaxar, explorar novas perspectivas e estimular a criatividade. Quando se para pra descansar, há espaço para a mente divagar e ter conexões inesperadas, que geram novas ideias.
Existem diferentes formas de descanso que podem nutrir a criatividade. Veja os sete tipos explicados pela médica Saundra Dalton-Smith em seu TEDx Talk de 2019, “A razão por que estamos todos cansados e o que fazer sobre isso”:
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.