Como o humor pode fortalecer o relacionamento de um casal e o que a Igreja fala sobre isso

Como o humor pode fortalecer o relacionamento de um casal e o que a Igreja fala sobre isso

“Às vezes, fazer a pessoa esquecer seus problemas é a melhor coisa que você pode fazer por ela”. A frase faz parte de um diálogo da série This is Us, que aborda principalmente os laços familiares e a convivência em meio à complexidade da vida. Entre tantos desafios diários dos quais não se pode fugir, manter um relacionamento saudável e duradouro requer esforço, dedicação e – por que não? – umas doses de humor para deixar as coisas mais leves.

Papa Francisco, no livro “Dio è Gioia” (Deus é Alegria), pontuou que “o senso de humor é a atitude humana que mais se aproxima da graça de Deus”. Qualidade humana, o humor pode ajudar a fortalecer os relacionamentos e há estudos que apoiam essa visão. Além dos ingredientes clássicos como comunicação, perdão e oração, o humor poderia ser mais buscado.

Um estudo publicado em 23 de outubro de 2023, na revista Psychological Science, conduzido por pesquisadores da Singapore Management University, aponta que o humor contribui para a manutenção de relacionamentos saudáveis. Os pesquisadores acompanharam mais de cem casais que estavam juntos há uma média de 18 meses. Pediram que avaliassem sua satisfação amorosa ao final de cada dia, por sete dias consecutivos.

Os resultados mostraram que os dias de maior satisfação foram aqueles em que os parceiros riram mais juntos. “Os dias em que você está mais satisfeito e comprometido com seu relacionamento correspondem ao momento em que você acha seu parceiro muito engraçado”, explica Kenneth Tan, professor assistente de psicologia e coautor do estudo.

O humor para fortalecimento do casal

Embora o humor tenha seu valor na relação, é importante ter cuidado com o tipo empregado. Deve ser um humor que promove alegria e relaxamento, qualidades essenciais para um relacionamento saudável.

Além de contribuir para a longevidade do relacionamento, o humor pode aproximar o casal de Deus e da santidade. Papa Francisco enfatiza que, ao cultivar o senso de humor, os casais fortalecem seus laços e se alinham mais profundamente com a graça divina.

Pode ainda aliviar tensões e reduzir o estresse. O ato de rir juntos pode criar laços duradouros e ajudar o casal a superar adversidades de forma mais leve e descontraída. A psicóloga Giovana Bonini defende essa perspectiva para levar a vida com mais leveza e menos peso.

“Sobre isso, dou o exemplo de um paciente meu, que recebeu o diagnóstico de uma doença rara. Ele e a esposa brincam muito sobre isso no dia a dia, pois ela também tem um diagnóstico de uma doença neurológica. São duas situações que são trágicas aos olhos dos outros, mas o que essas pessoas fazem? Brincam, levam com leveza. E isso não é uma displicência, não é ser ignorante, mas ter consciência e pensar ‘ok, qual o meu objetivo para lidar com isso? Pode ser com aprendizado’”.

Cultivar um relacionamento pautado no respeito exige a combinação de várias qualidades e posturas de disposição para cultivar a felicidade e o bem-estar.

Leia mais sobre o assunto

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.