“Ide a José; fazei o que ele vos disser” (Gn 41,55).
É a maneira pela qual o Papa Francisco convida toda Igreja a celebrar e honrar a São José, por ocasião dos 150 anos da declaração do Esposo da Virgem Maria como Padroeiro da Igreja Católica. Este ano especial começou no dia 8/12/2020 e vai até o dia 8/12/2021.
Por meio da publicação da Carta Apostólica “Patris Corde” (com coração de pai), assinada em Roma, na Basílica de São João de Latrão, no dia da Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, 8 de dezembro do ano de 2020, oitavo ano do pontificado do Papa Francisco.
O objetivo desta carta apostólica é aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo.
Sim, pois refletindo sobre a missão e personalidade de São José também podemos refletir, rezar e agradecer pela existência de pessoas comuns, que mesmo excluídas das grandes manchetes, estão enfrentando esse momento decisivo da nossa história e tecendo nosso futuro. Essas pessoas são os médicos, enfermeiras e enfermeiros, trabalhadores dos supermercados, pessoal da limpeza, curadores, transportadores, forças policiais, voluntários, sacerdotes, religiosas e muitos outros que compreenderam que todos precisamos nos ajudar mutuamente. São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação.
Nesta carta o Papa medita sobre sete aspectos desse grande homem:
O Papa também nos recorda o que todos podemos encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e um guia nos momentos de dificuldade.
Muitas. Porém, o Papa alerta que para nós católicos, o papel mais importante de um santo não é só o de nos alcançar milagres. É muito mais importante que nos empenhemos em imitar as virtudes de São José. Ele intercederá por nós se tivermos o sincero desejo de viver a santidade e de alcançar o céu.
Além disso, poderemos obter as indulgências plenárias em vista deste Ano Santo.
Primeiro, por meio da confissão sacramental, comunhão eucarística e rezando pelas intenções do Papa.
Junto a isso, se deve fazer algumas das ações descritas abaixo:
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.