A Sagrada Comunhão é um dos momentos mais importantes da Santa Missa: é quando os fiéis recebam o Corpo de Cristo com devoção. A Igreja orienta que a Eucaristia pode ser recebida na mão ou diretamente na boca, desde que sejam seguidas as normas litúrgicas.
De acordo com a Instrução Geral do Missal Romano (IGMR), nº 161, todo fiel tem o direito de escolher se deseja receber a Comunhão na boca ou na mão. O documento estabelece: “O comungante responde: “Amém” e recebe o Sacramento na boca ou, onde for permitido, na mão, conforme preferir”.
Isso significa que a recepção da Comunhão na boca é uma prática litúrgica válida e respeitada em toda a Igreja. Para receber a hóstia na boca de forma adequada e respeitosa, siga estas orientações:
Embora a recepção da Comunhão na boca seja garantida pela Igreja, em algumas circunstâncias específicas, como em tempos de pandemias ou por normas locais estabelecidas pelos Bispos, pode ser recomendado ou exigido que a Comunhão seja recebida na mão. Em todos os casos, o mais importante é acolher as diretrizes com obediência e reverência.
A IGMR nº 274 destaca que a genuflexão é um sinal de adoração ao Santíssimo Sacramento: “A genuflexão, que se faz dobrando o joelho direito até ao solo, significa adoração; e por isso reserva-se ao Santíssimo Sacramento”.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.