Como se concentrar melhor para rezar

Como se concentrar melhor para rezar

Velocidade e agilidade para fazer várias atividades ao mesmo tempo, além de uma rotina exaustiva que tem feito as pessoas ficarem cada vez mais cansadas. Essas são características comuns para todos que vivem hoje em dia. 

Mesmo assim, a oração e a espiritualidade precisam fazer parte da rotina, pois ajudam a combater e aliviar os sintomas do estresse e da ansiedade. Por isso, dedicar um tempo para as orações é fundamental. 

“A oração é o fio condutor de toda graça. Ela nos conecta com Deus”, explica o escritor e apresentador do programa Há Poder de Deus, Ironi Spuldaro. Ele também fala que devemos orar sempre, em todas as circunstâncias. No entanto, como conseguir praticar a oração diante de tantos ruídos e atividades? 

 

Importância de ter um tempo para a oração

Se é a oração que nos conecta com Deus, é necessário que dediquemos um tempo em nossas vidas a ela. 

“Quando eu chego em algum lugar e aquele lugar está escuro, eu preciso apertar o botão para que a luz se acenda. A oração é como esse fio condutor que nos conecta com Deus”, completa Spuldaro. 

Ironi destaca também que a oração deve ser constante, pois enquanto Jesus atua como médico, a oração é o remédio para todas as enfermidades, físicas ou espirituais. 

 

Como nos preparar para a oração?

Sendo tão importante para o dia a dia, a prática deve ser diária, ou seja, orar é um hábito. Para isso, é preciso estar a sós com Deus. 

“Ao acordar, devemos orar. Antes de dormir, orar. Isso nos dá a condição de sermos pessoas constantes de oração, de orarmos sempre e em todas as circunstâncias. A oração deve acontecer em intimidade com Deus”. 

Desenvolver o hábito pode ser mais fácil do que você imagina. Isso porque ela vem do diálogo constante com Deus a partir da nossa própria natureza. 

Sendo assim, para podermos viver melhor a vida em oração, precisamos compreender como nos relacionamos com Deus ao longo de nossa vida.

“Orar quando estamos trabalhando, quando estamos nos relacionando, quando estamos em casa, na igreja e na comunidade. Precisamos desenvolver técnicas dentro de nós que nos façam sempre estar conectados com Deus. Isso nós também encontramos no estudo, lendo a vida dos santos, os documentos da igreja, a palavra de Deus, buscamos a partir das práticas espirituais que nos fornecem armas secretas para discernirmos o que é de Deus, do homem ou do demônio”, afirmou Ironi. 

 

Esvaziar a mente e encher o coração com a Palavra de Deus

A Palavra de Deus é o caminho para uma vida mais plena e que nos leva à vitória verdadeira. Ela nos ensina que Deus sempre agirá a nosso favor e, portanto, não devemos desistir diante das dificuldades. Pelo contrário, é necessário investir na oração e na fé. 

Para nos encher com a Palavra de Deus, no entanto, é preciso que sejam esvaziadas todas as distrações do dia a dia. “Preencher de fé tudo o que vem de Deus é o caminho que nós encontraremos no amor infinito do Senhor”. 

Sendo assim, Ironi ressalta a importância de esvaziar mente, coração e pensamentos antes de começar a oração. Você pode conseguir isso pela confissão, por exemplo. 

“Para encher o copo, antes é preciso esvaziar. Depois enche de novo. Não tem como nos preenchermos da graça de Deus sem nos esvaziarmos das ideologias enganadoras. Depois, você deve preencher e ocupar a vida na atividade missionária, no movimento cristão, fazendo obras de caridade espirituais ou corporais, com a oração e com a prática de nos encontrarmos com Deus todos os dias”. 

 

O melhor lugar para a oração é na intimidade

A última dica de Spuldaro para uma oração mais concentrada é o lugar que dedicamos para fazê-la. E a resposta para esse questionamento é simples e prática: o melhor lugar para a oração é na sua própria intimidade.

Sem esquecer das igrejas e templos, que são espaços sagrados, mas lembrando que Deus está presente em todos os momentos conosco. 

“Deus está comigo o tempo todo. Ele tem o conhecimento de todas as coisas. Por isso, você tem que criar um ambiente de orações em seu coração, na sua casa, no carro… Se a minha vida pertence à Deus, meu valor está no sangue de Jesus Cristo, que deu a sua vida para nós”. 

Valorizar a vida e a santidade é saber que Deus estará presente em todo e qualquer momento. Dessa forma, criar os nossos ambientes para essa intimidade com Deus revelará a intimidade e maturidade de fé no Senhor. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Manuel Ricardo Martins Gordino Gordino
    Dos comentários achei muito bem mas so que a minha cabeça é que não da porque me esqueço basta estár a ler no fim de um minuto já estou esquecido.
  • Albert Farias dos Santos
    Muito esse assunto para compreender melhor essa intimidade com Deus.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.