Como seremos melhores para 2021?

Como seremos melhores para 2021?

Todos os anos, bastante gente espera novas oportunidades, curas e um cenário de bonanças. Ter esperança e acreditar que o melhor está por vir é um comportamento muito bem-vindo, especialmente para cristãos, que acreditam na Boa-Nova. Por isso, o IDe+ e o Jornal do Evangelizador têm um convite: além de fortalecer as esperanças que 2021 será melhor para cada um, vamos refletir sobre como também podemos ser melhores para esse ano?

Para isso, é preciso pensar em ser melhor para si, para a família e para toda a sociedade. Trata-se de uma chamada à reflexão e à ação, após um 2020 desafiador, que chega ao fim com a sensação de que não foi vivido “direito”. Como explica Padre Emilson Ferreira, pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga, em São Roque (SP), “quando a gente passa por crises, começa a rever conceitos. É um momento propício a reavaliar a vida”.

Melhor para mim

Na busca pelo fortalecimento do autoamor e do autocuidado, Padre Emilson estimula que cada pessoa se pergunte: “Quem sou eu para Deus? Se Deus me ama, como eu posso me amar mais? Existe uma busca por viver ou reviver o amor de Deus”. É muito importante se sentir amado e querido, cuidar do físico e da espiritualidade. Esses cuidados devem passar por questões como alimentação, sono, atividade física e consciência da oração. 

Então, quais serão suas ações por você neste ano? Uma dica é ter o caminho do objetivo como meta e não apenas o resultado. Por exemplo: se você quer acordar mais cedo todos os dias, que tal se comprometer a ir deitar e fazer suas orações mais cedo que o de costume? Mais que mudanças radicais, precisamos de transformações reais, que se tornem hábitos ou parte da vida.

Melhor para a família

Nos últimos anos, quantas vezes ao sair em família ou visitar parentes todos ali davam mais atenção ao celular e redes sociais que a estar realmente presente para aqueles pessoas? Ou a aproveitar mais aquele momento em si que a foto feita dele? Com a pandemia e mais distanciamento social, é comum ver as pessoas comentando sobre a saudade sentida de estar junto, do abraço ou apenas de estar perto. “A coisa mais linda que vejo é quem acordou na pandemia e viu a importância de dar o seu tempo ao outro”.

Para falar sobre isso, o sacerdote citou a passagem “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8,28). Como amar a Deus também é amar ao próximo como a ti mesmo, estar mais aberto às pessoas é uma das coisas importantes que esses tempos tão difíceis trouxeram. “Não digo que a pandemia é boa, mas também relembra que mesmo diante de dificuldades extremas e dores profundas, podemos tirar algo bom, que é valorizar o próximo”, reforça.

Melhor para a sociedade

Pode até não ser logo perceptível, mas o desejo de ser melhor para si e para a família é passo para chegar ao ideal de busca do bem coletivo. O padre comenta que os transtornos de 2020 afetaram bastante as pessoas além das questões de saúde e financeiras, mas em suas razões de existir. Prova disso são as constantes ações e mobilizações de solidariedade pelos mais afetados e de gratidão pelos que se mantiveram na linha de frente, como profissionais da saúde, da limpeza e dos setores de alimentos.

O desafio por uma sociedade melhor em 2021 é continuar a demonstrar essa gratidão e ser mais agradável, prestativo e acolhedor com todos. Dar mais valor a quem passa na rua, a quem se encontra nas atividades do dia a dia. “Um sorriso ou um tempo dedicado a cumprimentar alguém pode ser também uma maneira de evangelizar, porque é aquilo que a pessoa precisa, é o que vai fazer a diferença no dia dela”, comenta o Padre, que também deixa a reflexão. 

Se gostamos de ser bem tratados e de ter atenção, vamos então sempre fazer isso com quem encontramos? E sempre vale lembrar, como está na oração que Jesus nos ensinou, “o Pai é nosso, o pão é nosso”. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.