Como Super Mario Bros. O Filme pode nos ajudar a viver melhor o Evangelho?

Como Super Mario Bros. O Filme pode nos ajudar a viver melhor o Evangelho?

Por Padre Tiago Felipe Polonha, da Arquidiocese de Curitiba

Super Mario Bros. O Filme enfim está disponível nos cinemas. A adaptação de um dos personagens mais famosos do videogame agora está nas telonas e já vem arrecadando elogios de todos. Se tornou a maior estreia do cinema para um filme de animação. Mas toda essa comoção diz alguma coisa para nós?

Nos videogames, os irmãos Mario e Luigi são dois encanadores que vivem uma grande aventura para salvar a Princesa Peach das garras do vilão Bowser, uma tartaruga gigante que cospe fogo. Na adaptação do cinema, os irmãos são descendentes de italianos que vivem no Brooklyn (Nova York) e são desprezados por todos os amigos e familiares. De fato, não conseguem nem mesmo arrumar uma torneira sem causar uma grande confusão.

Quando seu bairro é ameaçado por um cano estourado que está inundando a cidade, Mario e Luigi veem a possibilidade de se tornar heróis e receberem o devido reconhecimento como encanadores. Acontece que eles são sugados por um cano e acabam caindo num mundo muito diferente. Luigi vai para o Reino das Sombras, onde é capturado por Bowser, e Mario vai para o Reino dos Cogumelos, onde conhece Toad e a Princesa Peach. Com a ajuda de seus novos amigos, que também estão com seu reino ameaçado, Mario parte em uma aventura para reencontrar seu irmão.

Cheio de referência aos jogos de videogame, essa adaptação agrada crianças e adultos, pelas piadas, momentos engraçados, mas principalmente pela nostalgia. Para nós cristãos, esse filme nos traz grandes referências sobre nossa vivência do Evangelho. Mario é um homem de baixa estatura, sem muita coragem e sabedoria.

Desprezado pelos pais e pelos amigos. Porém, para salvar o seu irmão Luigi, ele enfrenta qualquer inimigo. É assim no Brooklyn e é assim no Reino dos Cogumelos. Ele não se importa com o tamanho ou a pouca força e conhecimento que possui. Está disposto a enfrentar tudo, porque ama seu irmão.

Ainda em cada batalha, Mario também descobre o poder dos potencializadores, que o auxilia. Poder esse que já conhecemos dos videogames: crescer, atirar bolas de fogo, voar, etc. Com a ajuda desses potencializadores, descobre uma força além, que o faz conseguir lutar com seres muito maiores e muito mais forte que ele. Uma ótima ajuda para quem está se arriscando numa aventura por um mundo desconhecido.

Nós cristão tantas vezes nos vemos diante de desafios que parecem gigantes e achamos que não teremos forças para enfrentar. Muitas vezes nos esquecemos que contamos com a força de um Deus, que é superior a qualquer dificuldade ou medo nosso. É o amor de Deus que nos fortalece em nossa luta. Porém, para conseguir enfrentar o vilão, Mario teve que treinar, conhecer os perigos e superar seus medos. Também nós, em nossas lutas diárias, só encontramos força se mantivermos nosso “treino” em dia.

Em Mateus 17, 14-21, os discípulos questionam Jesus porque eles não conseguiram expulsar o demônio do menino epilético e Jesus fala aos discípulos que alguns demônios só são vencidos com jejum e oração. A oração diária deve ser o nosso treino, que nos fortalece para enfrentar o inimigo.

Se mantivermos uma vida constante de oração, junto a Deus, seremos grandes e fortes para superar qualquer mal. Em nossas batalhas espirituais, podemos também contar com o poder do Espírito Santo, que sopra onde quer. Mesmo quando somos fracos e desajustados, é o Espírito Santo que nos dá a força necessária para sairmos vencedores. O Espírito Santo potencializa nossa fé e nossa caminhada cristã.

Nesse Tempo Pascal que a Igreja vive, acompanhamos na liturgia a Igreja nascente, pela força do Espírito Santo. É maravilhoso ver que aqueles mesmos discípulos que tinham medo, que fugiram da cruz ou negaram Jesus agora saem em missão, sem medo de testemunharem a Ressurreição e formarem comunidades, nem que para isso tenham que derramar seu próprio sangue. O mesmo Espírito que conduziu a Igreja no tempo apostólico, é o que nos conduz em nossa caminhada de fé.

Encontremos em Deus a força que nos motiva e tenhamos coragem de sermos nós também testemunhas do Seu Amor.

 

Leia também:

Qual a semelhança entre o filme Creed III e o Evangelho da samaritana?

Filmes sobre crucificação e ressurreição de Cristo

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • ÉRIC
    Já assisti o filme tenho 10 anos e estou fazendo a catequese
  • Isabel Cristina Kruger
    Muito obrigada pelo material🥰👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻💙💙💙🌼🌸🌻🌻
  • Rejane Soares Estevam Ribeiro
    Eu adorei, muito bom, nos ajuda a crescer espiritual.. Obrigada por compartilhar . Vou assistir sim
  • Maria do Rosário Bergamo Barros
    Ótimo conteúdo pois nos ajuda a crescer na espiritualidade ! Gosto de receber essas informações , visto não assistir TV e notíciários , pois não aprendemos nada.
  • Rita de Cassia Figueiredo Rosa.
    Otimo conteúdo traduzindo a lição do filme com a evangelizadora. Nos ajuda a crescer na espiritualidade.
  • Mariangela souza Nogueira
    Muito bom o tema e esclarecimente. Fatos reais que podem ser allicados no dia a dia . Adorei.
  • Cleilson
    Bom
  • BRUNA GERMANO DOS SANTOS
    Conteúdo de qualidade! Vou assistir! obrigado por nós compartilhar!
  • Katia
    Uma analise comparativa muito interessante.
  • Isabel Cristina Kruger
    Muito obrigada por compartilhar esses conhecimentos abençoados🥰👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
  • Tatyana Casarino
    Que texto incrível! Parabéns ao Padre Tiago por ter proporcionado uma leitura tão agradável e, ao mesmo tempo, sábia aos leitores. Eu amo o universo dos games e a cultura Pop dos anos 90. Acredito que estamos vivendo um resgate dos bons valores da cultura do passado, onde os games e as histórias apontavam uma luta clássica entre o bem e o mal. Eu jogava Super Mario e quero muito assistir ao filme. De fato, o que mais me encanta no cristianismo é a forma como Cristo exalta os humildes, cura os abatidos e transforma os fracos e desenganados em fortes e vencedores. Mario é o exemplo dessa transformação de fraqueza em força.
  • Mateus
    Curiosidade extra: Antes de se tornarem encanadores, Mário e Luigi já foram carpinteiros, assim como Jesus e seu pai, José.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.