Você já se olhou no espelho e não gostou do que viu? Já percebeu em algum momento que estava pensando que gostaria de ter algo no seu corpo diferente do que ele realmente é?
Recentemente, um conteúdo chamou atenção em muita gente no Brasil, pois de acordo com uma pesquisa, apenas 3% dos homens se consideram feios. Ou seja, a autoestima masculina está em alta no país. Na contramão do público masculino, outra pesquisa apontou que apenas 4% das brasileiras conseguem se achar bonitas.
Deus não nos vê com todos os defeitos que olhamos no espelho. Para ele:
“O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. (1 Samuel 16,7).
A passagem nos faz refletir exatamente sobre o quanto a preocupação com as belezas externas são incipientes aos olhos de Deus. O que importa, verdadeiramente, é o que vem de nossos corações.
Mas é claro, devemos também nos amar para amar a Deus. E por isso, é importante gostar do que está vendo no reflexo.
Quando começamos a nos amar, automaticamente nos cuidamos mais. Não necessariamente ficamos mais vaidosos, e sim preocupados com o nosso bem-estar. Quanto mais nos cuidamos, mais nos amamos (e vice-versa).
Por exemplo, quando usamos uma roupa especial, nos sentimos melhores. O mesmo acontece quando estamos apaixonados, porque nos revestimos de um amor que transparece a beleza. Amar a Deus e aos outros é a maior prova do amor que temos, porque o amor é um sinal de doação e prazer.
Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. (João 4, 7-8)
Quando amamos, aprendemos a também nos cuidar, porque precisamos estar firmes para doar essa intensidade de sentimentos ao próximo. Por isso, é preciso também dedicar tempo para cuidar de si mesmo.
Vamos conferir algumas dicas para você melhorar a sua autoestima?
Quando não construímos nossa casa com edificações fortes, ela pode desmoronar. Nosso corpo também é assim. Quanto mais investimos na saúde do corpo físico, mais ele consegue corresponder às nossas expectativas.
Praticar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação balanceada e saudável, desenvolver hábitos saudáveis e comportamentos que promovam o bem-estar são fundamentais para o seu próprio corpo. Quanto mais nossa casa estiver fortalecida, mais conseguiremos também fornecer amor.
Mas de nada adianta ter um corpo saudável se a mente falhar. Corpo sã, mente sã. É assim que deve ser. A saúde mental, tão falada nos dias atuais, precisa estar em dia, a fim de que nosso corpo aguente os obstáculos que virão.
Você pode estimular sua mente com orações e também práticas como meditação e atividades cerebrais. São estímulos como esses que permitem o desenvolvimento e manutenção das atividades por muito mais tempo, garantindo, a saúde do corpo como um todo por muito mais tempo.
Outras dicas são muito valiosas, tais como:
Que tal começar a gostar mais de si mesmo a partir de agora?! Não precisa de vaidades, nem de roupas novas, muito menos de mudanças drásticas no seu peso. A autoestima está dentro de você e para encontrá-la, basta também buscar o amor de Deus.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.