Compreensão mundial: um caminho para a paz

Compreensão mundial: um caminho para a paz

Entender, perceber o significado de algo, entendimento. Essa é a definição para a palavra compreensão no dicionário. Uma ação que parece fácil, no entanto, é muito mais complexa do que se imagina. 

Sabe o motivo? Principalmente porque compreender alguém é muito mais difícil do que ser compreendido. Na oração de São Francisco, há um trecho que diz:

 “Ó, Mestre, fazei com que eu procure mais: consolar que ser consolado; compreender que ser compreendido; amar que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a vida eterna”. 

Em um mundo cada vez mais acelerado e desconexo, é difícil ter tempo para ouvir o outro e buscar compreender seus desejos e ações. O resultado dessa estreita relação é que temos muitas pessoas furiosas por motivos banais, sem ouvir e compreender o outro lado da moeda. 

No Dia da Compreensão Mundial, comemorado em 17 de setembro, busca-se, enquanto sociedade, que os indivíduos aprendam a lidar com as diferenças, respeitando e entendendo o sentimento das outras pessoas. Mesmo sendo uma prática construída dia após dia, é possível praticar e exercer a compreensão a partir de agora. 

Como praticar a compreensão

Colocar-se no lugar do outro e compreender a pessoa a partir das perspectivas dela é um ato de amor e coragem. Exige habilidade e prática, porque não é do dia para noite que se consegue. 

A conexão entre os indivíduos, a partir da atitude compreensiva, melhora o relacionamento e proporciona uma empatia maior perante a situação. Quando se é compreensivo, ambos os indivíduos saem ganhando. 

Mas calma, não confunda compreensão com permissividade. A compreensão deve ser praticada com a escuta sem julgamentos, nunca com o que chamamos de “passar a mão na cabeça”.  É preciso que se dedique tempo de qualidade para o outro, a fim de que ele se sinta acolhido e abraçado. No entanto, se a pessoa cometeu um erro grave, deve ser alertada – e compreendida também. 

Separamos 5 dicas para você praticar a compreensão: 

  1. Compreender também significa estar interessado. Por isso, quando alguém precisar da sua compreensão, você deve estar aberto ao que a pessoa diz. Faça perguntas, entenda o contexto, observe os detalhes. 
  2. Pratique a comunicação. A conversa é um passo importante na compreensão e essa conversa deve ser franca e sincera. Quanto mais você conseguir se comunicar com o outro, mais chances de compreendê-lo terá. 
  3. Respeite o silêncio. A compreensão também passa pelo respeito do tempo e dos limites do outro. Muitas vezes, o indivíduo precisa de tempo para também compreender seus atos e ações, por isso, é necessário que ele tenha esse tempo de silêncio para reflexão e autocompreensão. 
  4. Mantenha o contato visual. Sem contato direto com quem se quer compreender, não vai ser fácil conseguir. O gesto também é uma demonstração de interesse e dedicação com quem está querendo ser compreendido. 
  5. Por fim, foque nas emoções. A razão e a emoção diante do fato auxiliam a compreendê-lo de maneira mais eficiente. Permita que os dois sentimentos ajudem a solucionar o problema e compreender o que é necessário. 

Inspire-se na história de quem tanto exerceu a compreensão

Desde as mais antigas histórias bíblicas, há relatos de pessoas que tinham a compreensão como lema e propósito. O próprio Jesus Cristo, em Lucas 6,29, nos ensina: “Se alguém bater em você numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém tirar de você a capa, não o impeça de tirar a túnica”. 

Mais que perdão, Jesus está nos demonstrando a importância da compreensão sobre o fato. Ao ministrar a Palavras Sagrada, o filho de Deus também buscava ser compreendido de uma maneira fácil e coerente, a fim de que todos ao seu redor entendessem o real significado do amor de Deus. 

Além de Jesus, também há outras histórias inspiradoras, como a de Santa Teresa de Calcutá e São Francisco de Assis

Independentemente de quem inspire você, o grande ensinamento de Jesus sobre a compreensão é que precisamos dela para viver em um mundo de mais afeto, amor e paz. Somente quando compreendemos as palavras dEle, bem como seus ensinamentos, entendemos a importância de estarmos abertos ao diálogo e a nos conectarmos com nossos irmãos. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.