Foto: Felipe Gusso
Rezar o terço ou o rosário, como também é popularmente conhecido, é um hábito milenar da Igreja Católica. Sua prática parte da compreensão e busca por um coração bondoso e puro. Na comunidade católica, muitos são os devotos que encontram nessa forma de oração, seu hábito diário de fé, praticando-o como forma de se aproximar de Deus, do seu caminho, do seu propósito e, também, de apresentar seus pedidos.
Assim, para cada necessidade de nosso espírito, da alma e do coração, há um terço a ser rezado, uma oração a ser cumprida. Dona Maria Rodrigues, por exemplo, tem 81 anos e é integrante da Legião de Maria da cidade de Felipe Guerra, no Rio Grande do Norte. Para ela, nas suas orações diárias com o terço em mãos, a reza tem a força do alimento espiritual.
“Rezar o terço é como se alimentar, tem que ser devagarinho, calmamente, para que a gente possa sentir cada palavra que é dita e ser nutrida por ela”, afirmou.
Muitos devotos conhecem ou já ouviram falar sobre o pedido de Nossa Senhora para que todos fizessem a oração do Santo Terço. São promessas de Maria, ainda bastante atuais, que manifestam a intensidade do amor que Nossa Senhora sente por seus filhos.
Hoje, vamos conhecer cinco dessas promessas de Maria aos devotos do Santo Terço:
1- Os verdadeiros filhos de meu Terço gozarão de uma grande glória no céu.
2- O que pedirem por meio de meu Terço, obterão.
3-Aqueles que defenderem meu Terço serão socorridos por mim em todas as suas necessidades.
4- Obtive de meu Filho que todos os membros da Irmandade do Rosário (Terço) tenham por irmãos, durante a vida e na hora da morte, os santos do céu.
5- Aqueles que rezarem fielmente meu Terço serão todos meus filhos amantíssimos, irmãos e irmãs de Jesus Cristo.
São tantas as graças alcançadas por Maria através dessas promessas, que seus devotos a compartilham com quem amam e desejam bem. A força das lindas orações que compõem o terço, somadas ao amor incondicional, materno e genuíno de Nossa Senhora, integram um poderoso caminho e instrumento de fé católica.
Embora seja uma prática milenar, muitos são os católicos que possuem dúvidas sobre as orações recitadas no terço ou sobre a ordem de cada uma delas, sem entender sua importância na jornada de oração.
Por isso, preparamos um guia para ajudar aqueles que desejam seguir o Santo Terço:
– Comece a partir da cruz e, então, siga as orações conforme a sequência abaixo:
Inicie segurando pela cruz, com a oração do Creio, depois disso, reze um Pai-Nosso, seguido de três Ave-Maria. Cada uma das Ave-Maria deve ser precedida de uma oração, como Glória ao Pai, ao Filho… Nosso terço possui cinco dezenas e cada uma delas contempla o mistério, seguido de um Pai-Nosso e dez Ave-Maria, fechando a dezena.
Ao final de cada uma das dezenas, deve ser rezado Glória ao Pai, seguido de Oh! meu bom Jesus… Ao término das cinco dezenas, é hora de orar pelos agradecimentos e, então, encerrar seu momento de oração do Santo Terço.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.