Entre os seus reconhecimentos, São Pio de Pietrelcina é chamado de “consolo dos aflitos e auxílio dos enfermos”. Motivos para ser assim chamado não faltam, já que além de socorrer os mais necessitados com auxílio espiritual, construiu até mesmo um hospital para cuidar dos doentes: a Casa Sollievo della Sofferenza ou “A Casa Alívio do Sofrimento”.
Segundo o livro “Padre Pio – crucificado por amor” (Edições Loyola), escrito por Silvana Cobucci Leite, ele manifestou essa vontade ainda em 1932. A razão é que ficava muito angustiado ao ser procurado por tantos doentes que não tinham condições de se tratar em San Giovanni Rotondo e região. Cinco anos depois, montou uma comissão para iniciar esse plano, que precisou ser interrompido devido à Segunda Guerra Mundial e retomado apenas em 1947.
Em 1956, aquele que é considerado um grande milagre de São Pio passou a ser realidade. Afinal, construir uma estrutura hospitalar daquela importância em um lugar para muitos inimaginável só poderia ser mesmo um milagre. O feito contou com doações que chegaram do mundo inteiro, como um grande esforço coletivo pelo amor ao próximo. Na inauguração, o Santo disse algumas palavras com muita emoção, como registrou o livro de Cobucci:
“(…) E a caridade divina, que não conhece limites e é a própria luz de Deus e da vida eterna, acumulará para cada um de vocês um tesouro de graças de que Jesus se fez herdeiro na cruz”, disse São Pio.
Naquele mesmo dia, ele conversou com médicos e passou uma mensagem a esses profissionais:
“Vocês têm a missão de tratar os doentes; mas, se deixam de levar o amor ao leito do doente, não creio que os remédios sirvam para muita coisa. Eu mesmo posso comprová-lo. Quando estive doente em 1916-1917, o médico que cuidou de mim dizia-me, antes de mais nada, algumas palavras de conforto”, compartilhou.
Em maio daquele ano, o hospital recebeu o primeiro doente e contava já com 300 leitos para atender quem precisasse. Até hoje, é uma referência na Europa e também funciona como centro de pesquisa.
Um dos hospitais mais importantes da Itália, pela sua extensão e equipamentos de última geração, encontra-se em San Giovanni Rotondo. A Casa Alívio do Sofrimento, fundada há 50 anos por padre Pio, é uma verdadeira casa de acolhimento. Padre Pio amava definir o hospital Casa Alívio do Sofrimento como “a pupila dos meus olhos”.
Desde o ano passado, a partir de uma ação da Obra Evangelizar É Preciso, os fiéis têm a oportunidade de conhecer mais sobre São Pio de Pietrelcina por meio de diversas atividades e eventos planejados em sua homenagem. O Ano de São Pio, iniciado durante a Festa de Jesus das Santas Chagas, em setembro, seguirá até 23 de setembro de 2024. Esta é uma iniciativa exclusiva da Obra para que as pessoas se aproximem ainda mais desse intercessor especial e aprendam sobre sua vida, ensinamentos, carismas e milagres.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.