Conheça a história de Lázaro: o milagre provou que Jesus é vida e ressurreição

Conheça a história de Lázaro: o milagre provou que Jesus é vida e ressurreição Ressurreição de Lázaro por Girolamo Romani – Romanino (1484 – 1559).

Alguns nomes de personagens se repetem na Bíblia, fato que acaba criando pequenas confusões no entendimento daqueles fiéis menos atentos aos escritos sagrados. Um deles é Lázaro, que nomeia um homem em situação de mendicância, apresentado no livro de Lucas, capítulo 16, e um amigo de Jesus Cristo. E é sobre o segundo Lázaro, protagonista de um dos milagres mais marcantes do Novo Testamento, que queremos falar.

“Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta” (João 11,1). O Lázaro em questão é fácil de ser identificado, não somente pela sua enfermidade, mas também pelas adjetivações que lhe são feitas e pela sua proximidade com Jesus: “Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas” (João 11,3).

De acordo com o Evangelho de João, as irmãs de Lázaro, Maria e Marta, informaram Jesus sobre a sua doença e o quanto precisavam de ajuda. Porém, Ele respondeu que a enfermidade sofrida pelo amigo não era para a sua morte, mas sim para a “glória de Deus”, para que o Filho de Deus fosse glorificado por ela.

Mesmo após receber a informação das irmãs, Jesus permaneceu onde estava e, passados dois dias, foi que comunicou os seus discípulos que voltaria a Judeia. Eles advertiram o Senhor, porém, de que poderia não ser uma boa ideia, pois Jesus corria o risco de ser apedrejado pelos judeus, ao que ele retrucou:

“Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz” (João 11, 9-10).

Naquele momento, Jesus já sabia que Lázaro estava morto e comunicou o fato aos discípulos, que não compreenderam de imediato o que ele quis dizer quando afirmou que o amigo “dormia”. Cientes do falecimento, partiram ao seu encontro.

Quando Marta, uma das irmãs, viu Jesus, disse a ele: “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” (João 11,21), dando início a um dos diálogos mais marcantes do Novo Testamento:

Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.

Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.

Jesus: Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?

Marta: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.
João 11,23-27.

Jesus, emocionado, vai ao sepulcro de Lázaro, uma caverna com uma pedra sobre ela e pede que a mesma seja retirada. Ele então dialoga com Deus e, em seguida, clama em voz alta: “Lázaro, sai para fora”.

O homem então surge, para a surpresa de todos, com as mãos e os pés atadas com faixas e o resto envolvo num lenço. A voz de Jesus é novamente ouvida. Diz o Filho de Deus: “Desatai-o e deixa-o ir”.

 

Visitação ao túmulo de Lázaro

O túmulo de Lázaro, onde aconteceu o milagre, fica a poucos quilômetros de Jerusalém, em Betânia, e registra expressivo número de visitantes todos os anos.

Túmulo de Lázaro – Al-Eizariya, Israel

Lázaro, para os muçulmanos, teve outro irmão, chamado Ozir, homenageado na cidade com uma mesquita que recebeu o seu nome. Há ainda duas igrejas ao lado do templo islâmico dedicadas à celebração da ressurreição de Lázaro.

Acima da mesquita, uma escada de 24 degraus leva ao átrio, de onde se tem acesso à câmara funerária de Lázaro, com dois metros de largura e três nichos em forma de arco nas paredes. A caverna, cenário de um dos milagres de Jesus, à vista do visitante, onde num passado longínquo foi possível testemunhar que o Filho de Deus era não somente a vida, mas também a ressurreição.

Igreja de Lázaro

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Onilson Colman Ribeiro
    Está história de uma das muitas de Jesus Cristo o Messias na Bíblia a palavra de Deus. Nós relata que Jesus Cristo o filho de Deus não é somente vida. Ele também é ressurreição. Eu estou prestes a visitar no dia de hoje 17/06/2023 em Campo Grande MS no Hospital Regional. A minha mãe que se encontra internada desde 08/05 devido a uma complicação de uma Hérnia na barriga. E hoje dia 17/06 recebi a notícia que ela já está com falência dor órgãos e apenas aguardando a minha chegada de viagem para lhe dar o adeus. Eu creio fielmente em Deus e no nosso Senhor Jesus Cristo que minha mãe está dormindo. E que o Senhor Jesus Cristo irá acorda-la em breve na sua glória. Pois ela enquanto aqui esteve. Pregou o amor de Deus aos fihos e fez crescer entre a família a palavra de Deus em nossos corações. Uma mãe boa e dedicada aos filhos. Soube instruir a cada um. Com a passagem de Lázaro, Jesus Cristo chorou e se comoveu com sua morte. Mas já sabia que ele apenas estava adormecido e aí da não seria o seu fim. Com certeza mais pra frente, Lázaro um dia morreu.. isso é fato. Todos um dia irão morrer. O Salário do pecado é a morte. Sejamos sábios e serenos para intender que não devemos chorar para a morte. Mas chorarmos de alegria por saber que existe alguém por nós que venceu a morte e vivo está. Muitos Lazaros serão ressuscitados em breve e creio muito no Poder do Nosso Senhor Jesus Cristo. Porque Ele é vida e vida em abundância. Receba Senhor Jesus Cristo em sua glória a alma de minha mãe e que ela descanse o sono de adormecida e que em breve a traga a vida novamente. Amém!
  • Cleide Moreira da Silva Ferreira
    Achei muito edificante
  • Cleide Moreira da Silva Ferreira
    Maravilhoso...confesdo que não conhecia tão bem A história de Lázaro
  • Edgar Soares
    Acho muito edificante.
  • Maria Rodrigues Silva
    Conteúdo maravilhoso, amo saber tudo sobre a vida de Jesus na terra os milagres, fico encantada com tudo!
  • Maria de Fátima
    Ótima história

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.