Conheça Daniel: personagem da Cova dos Leões

Conheça Daniel: personagem da Cova dos Leões

Com cerca de 18 anos, Daniel, filho de nobres, era fiel às leis de Deus. Por isso mesmo, Ele o abençoou com muita sabedoria e conhecimento. A história dessa personalidade, narrada no Antigo Testamento, começa ao lado  dos amigos Sadraque, Mesaque e Abednego. Juntos, foram levados para a Babilônia para serem treinados e servirem a casa do rei Nabucodonosor. Só que, mesmo convivendo e aprendendo sobre o Rei, não deixaram de obedecer ao Senhor.

Durante todo o período no local, Daniel e seus amigos cumpriram os ensinamentos de Deus e, dessa forma, Ele os abençoou de maneira física, mental e espiritual. Entre todos, eram os mais sábios.

No Livro de Daniel, há uma passagem em que os companheiros se recusam a adorar a imagem de ouro do rei Nabucodonosor e, depois disso, são punidos. Lançados em uma fornalha ardente, conseguem se salvar com ajuda do Senhor. 

 

Resistência e cultura

Daniel e seus companheiros se recusavam a consumir as bebidas e comidas que lhes eram servidas na Babilônia. Eles não queriam se contaminar com a cultura do local e pediram aos chefes que fossem desobrigados a comer tais alimentos, deixando-os ingerir apenas legumes, vegetais e água. 

Seu chefe, naquele momento com medo do rei, disse que seria difícil não lhes dar os alimentos oferecidos, porque eles ficariam mais fracos que os demais serviçais. Daniel pediu então que seu chefe fizesse um teste por dez dias: se eles perdessem a força ou ficassem menos resistentes ao trabalho, iriam comer o que os demais comiam.

Ao final do período de experiência, eles seguiam fortes – até mais do que os demais jovens. Foi assim que, por meio da sua inteligência e comprometimento, conseguiu manter sua cultura e resistir aos novos costumes. 

Revelações de sonhos

Todos os sonhos do rei eram interpretados por sábios. Certa vez, ele não lembrava o que tinha sonhado e os sábios do reinado não sabiam lhe ajudar. Daniel, recém-chegado, disse que Deus poderia revelar seu sonho, e assim o fez. 

O primeiro deles dizia respeito ao destino dos reinos da terra e de Deus nos últimos dias. Todos os sábios, que haviam sido condenados à morte pelo rei  Nabucodonosor tiveram suas vidas salvas por Daniel, que passou a ser muito respeitado. 

 

Segundo sonho: um aviso

O segundo sonho interpretado por Daniel refletia a queda iminente da Babilônia diante dos Medos e dos Persas. Embora Nabucodonosor não tenha acreditado, ele efetivamente enlouqueceu, foi expulso da Babilônia e passou a viver entre os animais. 

Depois de sete tempos, como anunciava a revelação do Senhor, o rei voltou e reconheceu que Deus estava acima de suas próprias vontades e desejos. Não havia ninguém mais poderoso do que Deus e Nabucodonosor reconheceu isso. 

Novo rei, novos desafios

O filho de Nabucodonosor, Belsazar, assumiu o reinado e preparou um banquete. Pediu aos servos que trouxessem as taças trazidas por seu pai do templo de Jerusalém. Enquanto bebiam e festejavam, louvavam seus próprios deuses. 

De repente, apareceram dedos de mãos humanas escrevendo nas paredes. Assustado, Belsazar pediu que os presentes interpretassem o que estava escrito na parede, mas ninguém sabia. Foi aconselhado então a chamar Daniel. 

Ao chegar, Daniel foi recebido com promessas de muitos presentes se soubesse decifrar os problemas. Mas ele prontamente disse que não aceitaria presentes e recompensas, ainda assim, faria a interpretação. 

O texto da parede destaca a profanação do novo rei, mesmo depois de tudo o que havia acontecido ao seu pai.  

As palavras escritas eram: 

  • MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.
  • TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta.
  • PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas.

Arrependido, o rei pediu perdão e Daniel voltou a fazer parte da nobreza. 

 

Dario assume o reinado

Pouco tempo depois, Belsazar foi morto por Dario, o medo, que invadiu a Babilônia e assumiu o trono. Daniel ainda pregava a mensagem de Deus e o agora rei Dario enfrentava resistência de sua corte perante as ações do sábio Daniel. 

Por isso, o rei promulgou uma lei que ninguém poderia orar ou adorar ninguém que não o rei. E se o crime fosse cometido, seria jogado em uma cova de leões. 

Daniel, conhecido por orar três vezes diárias, não se silenciou, mantendo o hábito de orações a Deus. Foi preso, julgado e mesmo diante da consternação do rei Dario, foi entregue aos leões. 

Antes disso, ao lado do servo, o rei orou a Deus ao lado de Daniel para que ele fosse protegido. 

 

Daniel e a cova dos leões

Sem dormir, Dario correu para a cova dos leões para ver se Daniel tinha sobrevivido e, milagrosamente, seu conselheiro estava lá, vivo. Ao ver, indagou Daniel sobre o que acontecera e ele, prontamente, respondeu que Deus havia fechado a boca dos leões. 

Imediatamente, o rei pediu para que ele fosse retirado da cova e, em seu lugar, os seus acusadores deveriam ser jogados e devorados pelos leões. 

 

Uma história de fé e espiritualidade

Daniel, sem dúvidas, foi um dos grandes exemplos da servidão e fidelidade a Deus. Mesmo diante de tantos medos e provações, manteve-se fiel aos ensinamentos divinos. Fazia isso acreditando no que Ele lhe dizia, tanto por interpretações, quanto nas orações. 

“Estou editando um decreto para que em todos os domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. “Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído; o seu domínio jamais acabará”(Daniel 6-26). 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Erinaldo
    Bom dia a todos os que lhe esse conteúdo...POS bem..esse jovem é um exemplo de fé e coragem...nos dias atuais nós cristãos não vivemos mais essas atitudes humanas..hoje nós ver muitos cristãos. Se trocando por qualquer coisa. Tantos nas jgreja como no meio político...blasfema contra o criador. Com muitas mau atitudes..........
  • Nilsa Maia Alexandre
    Me maravilho todas as vezes que leio essa história bíblica, pois demonstra o poder da oração e como Deus protege vê guarda os que são fiel a ele.
  • MARISA ALVES BALDEZ
    essa passagem da Bíblia so nos edificar nos fortalece e renova nosso fé 🙏🏻
  • Zelia Oliveira dos Santos
    Bom dia! Conteúdo muito inspirador para mim, pelo milagre que minha sobrinha Roseane Lourenço dos Santos recebeu, o dom da gravidez. Minha sobrinha me telefonou ano passado pedindo oração pois queria muito ter um filho e ao olhos dos homens seria totalmente inviável a não ser a fertilização in vitro, disse a ela para ficar em paz que assim como Sara ficou gravida ela também ficaria. E pensei Deus não envergonha os seus. Fiz uma sequencia de novena a Santa Rita, estava aproximando final do ano de 2022 e nada. Roseane deu entrada em um empréstimo para ir à Cuiabá fazer o procedimento no inicio de 2023. Entrei em meu quarto e abri o meu coração a Deus, pois sei que a igreja não aprova está conduta. Minha sobrinha também não é casada, estava preocupada com a alma da minha sobrinha. No final de dezembro para honra e glória de Jesus ela me enviou a foto do resultado de exame positivo para gravidez. Ela tem a convicção do milagre, Alice se Deus quiser vai nascer em agosto de 2023, quando ela nascer ela e sua irmã que também não é casada disseram que vão se casarem e batizarem seus filhos no mesmo dia. Obrigada minha Santa Rita. Obrigada meu Deus. Toca o sino São Cristão. Obrigada a obra Evangelizar é preciso por tantas orientações importantes para seguir com a fé em um único Deus.
  • Leiliana da Silva Abreu
    Eu pensei pelo pouco que já lhe que fosse o neto de Nabucodonosor que tivesse pegado as taças sagrada do senhor . Você colocou belsazar como filho de Nabucodonosor mas ele era Neto. Estou errada ? obrigada 😊
  • Maria Teresa Teixeira no início d
    Daniel era um homem muito abençoado por deus e sua e sua fé lhe salvou
  • Maria Rosângela
    Gostei do conteúdo mais agente n entendi direito que tipo de legumes ele comia no seu tempo hoje conhecemos cenoura batata os legumes da época de Daniel era estes
  • Nery Cereja Farias Rodrigues
    Muito edificante esse estudo, tenho me esforçado para seguir o exemplo de Daniel em orar a Deus várias vezes ao dia 6:0hs da manhã, 12:0hs, 18:0hs, 00:0hs (meia noite) e quando Deus ordena pelas madrugadas. E tenho tido experiência maravilhosas com Deus. Sou missionária, amo fazer a obra de Deus por onde ele mandar. E o que mais me tem ajudado nessa missão são: a palavra, a fé, a obediência e o Amor a Deus e as pessoas. Tenho paixão em aprender a palavra de Deus. Pois, essas experiências desses grandes homens de Deus cheio de fé e obediência me dá muita força para prosseguir. Obrigada pelo estudo maravilhoso, que Deus continue abençoando e concedendo sabedoria e discernimento para elaboração de outros estudos. Um grande abraço 🙏🙏. Louvado seja o nome do SENHOR 🙏.
  • Nilma
    Impressionante como amar a Deus acima de qualquer coisa é uma prova de fé e certeza de que jamais estaremos só! Muito esclarecedor esse texto!
  • Paulo
    Gostei de conhecer melhor a história de Daniel.
  • Arnóbio Manuel
    Eu me inspiro em Daniel

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.