Conheça mais os avós de Jesus

Conheça mais os avós de Jesus

No dia 26 de julho comemoramos o Dia dos Avós. A data foi estabelecida devido ao Dia de Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo.  

Santa Ana e São Joaquim são exemplos de fé em Deus, perseverança e dedicação. Eles foram escolhidos para serem os pais de Nossa Senhora, a mãe do Messias. Cuidaram de Maria cheios de amor e a prepararam para sua missão, educando-a no caminho da fé com devoção e profundo respeito aos desígnios divinos.

 

Superação pela força da oração

Não há muitas informações documentadas sobre os avós de Jesus. Os dados biográficos sobre os pais da Virgem Maria estão no Protoevangelho de Tiago, que não é um documento canônico, mas traz informações do ponto de vista histórico. 

Em hebraico, Ana significa graça. Ela era da família do sacerdote Aarão e seu marido, São Joaquim, pertencia à família real de Davi.

O Padre Gleuson Gomes, reitor de Nossa Senhora do Parto, no Rio de Janeiro, relembrou durante o programa Fé na Vida, da TV Evangelizar, a vida de São Joaquim e Santa Ana. 

“Temos São Joaquim e Santa Ana como a expressão da superação pela força da oração. Na imagem de Joaquim, Ana e Maria, ele está com duas pombinhas na mão. Ele sempre oferecia metade de suas oblações a Deus e a outra aos pobres”.

Ana e Joaquim eram considerados idosos e, teoricamente, já não podiam ter filhos, o que era mal visto à época, pois não poderiam perpetuar a descendência da família. Sempre obedientes, eles honravam todos os compromissos espirituais e da Lei. 

Numa das vezes que foi apresentar suas oblações ou oferendas no templo, Joaquim foi humilhado e ridicularizado. Ele ficou muito triste e se retirou para o deserto para orar e fazer penitência. Ana vivia a mesma aflição. Ele no deserto e ela na sua casa, então, viveram momentos de profunda oração ao mesmo tempo.

Deus ouviu as preces

Um anjo do Senhor falou ao coração de Joaquim e outro ao coração de Ana que ela iria conceber e que a sua filha seria conhecida e louvada em toda a Terra. Como explicou o Padre Gleuson, essa história nos leva à reflexão. 

“Na hora da dificuldade, na hora do sofrimento, que você possa se colocar em Deus, porque é isso que faz nosso coração ficar firme no que Deus tem reservado para nós”.

Algum tempo depois, Santa Ana ficou grávida. A paciência e a resignação com que sofriam pela esterilidade foram exemplares e receberam, então, o maior presente: serem os pais da Mãe de Jesus. Eles foram firmes e confiaram. E qual graça poderia ser maior que serem os pais de Maria? No dia 8 de setembro do ano 20 a.C., Santa Ana deu à luz uma linda menina.

Obedientes, os pais deixaram Maria no Templo de Jerusalém quando ela tinha três anos e lá permaneceu até os 12. Pouco tempo depois, Joaquim e Ana mudaram-se para Nazaré da Galileia, e lá viveram por mais algum tempo juntos. Joaquim, já com idade bastante avançada, faleceu antes mesmo que Maria retornasse do Templo. De acordo com alguns registros, Ana chegou a acalentar o neto, nosso Salvador, dar carinho e participar da sua educação.

 

A data oficial

Em 1584, Papa Gregório XIII fixou a data da festa de Santa Ana em 26 de julho. Na década de 1960, o Papa Paulo VI juntou a comemoração de São Joaquim a essa data. Por isso, neste dia comemora-se também o “Dia dos Avós”. 

Santa Ana é a padroeira dos avós, mas também é invocada pelas mulheres que não conseguem engravidar. É também padroeira da educação, pois educou Nossa Senhora.

Ana e Joaquim moravam em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje está a Basílica de Santa Ana, local em que nasceu Maria.

A importância dos avós 

Recentemente, o Padre Reginaldo Manzotti destacou a importância do convívio das famílias com as pessoas idosas. Segundo ele, é edificante uma família que valoriza os avós, pois nesse caso, todos ganham! 

“As crianças são beneficiadas porque convivem com gerações diferentes, aprendem a valorizar os idosos e mantêm o sentimento de pertença familiar. Alguns estudos indicam até que a convivência com os avós fornece valores sólidos e apoio emocional aos netos”. 

Para ressaltar essa relevância, o Sacerdote reitera o que nos ensina o livro dos Provérbios: “Os netos são a coroa dos anciãos, e os pais são a honra dos filhos” (Pr 17,6).

Nesse dia dos avós, pense em duas atitudes diferentes e que podem mudar seu dia e o de outras pessoas. A primeira é visitar seus avós, que tanto lhe querem bem. Eles ficarão imensamente agradecidos pela visita e lembrança, e certamente demonstrarão isso a você. Se não puder ir até eles, faça uma ligação, mande uma mensagem, um presente – se faça presente. 

Caso você não tenha mais avós, que tal visitar idosos que não contam mais com suas famílias? Fizemos esse texto recentemente para inspirar você também no dia dos avós

“Tire um tempo do seu final de semana para estar com os avós, ouvindo suas histórias, façam coisas juntos! E sejamos todos artífices da Revolução da Ternura!”, finalizou o Padre Reginaldo

 

Esse conteúdo foi publicado originalmente no Jornal do Evangelizador de 2019 e teve informações adicionais. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.