Você já parou para imaginar como eram as cidades no tempo em que Jesus passou por elas? É curioso imaginar que eram muito diferentes do que são hoje, especialmente porque a sociedade evoluiu significativamente nos últimos dois mil anos. Ainda assim, cientistas encontram cotidianamente vestígios de lugares históricos do tempo de Cristo e a Bíblia também nos dá pistas de como era a realidade naquela época.
Jesus passou a maior parte de sua vida em uma aldeia chamada Nazaré, localizada entre as montanhas da baixa Galileia. Para ficar mais fácil de se localizar, o local fica em Israel, a 157 quilômetros ao norte de Jerusalém, próximo da divisa com a Síria e o Líbano.
A Flor da Galileia, como era chamada Nazaré na Bíblia, no tempo de Jesus, era um povoado com poucas casas simples e humildes (com uma sala ligada a uma gruta escavada à mão) e cômodos de acordo com o tamanho familiar. Historiadores acreditam que eram aproximadamente 50 casas.
Embora pequeno, o vilarejo já tinha uma das paisagens mais belas da região. Cercada por montanhas em um alto vale, quando Jesus nasceu, Nazaré já era uma região de fronteira e, portanto, rota do comércio local. Antes disso, ainda nos primórdios do Povo de Deus, o pequeno território não tinha força, muito menos expressividade. A região só ganha destaque mesmo após o nascimento do Messias.
Foi em Nazaré que Maria recebeu o anjo anunciando sua gravidez e, dali, ao lado de José, partiu para Belém para dar à luz ao Filho. Quando a família retorna do Egito, é na Flor da Galileia que fixa morada e passa a ser o local de criação de Jesus. Tamanha sua identificação com a cidade que muitos judeus, à época, O chamavam de Jesus de Nazaré.
Hoje a cidade possui cerca de 71.500 habitantes, prioritariamente árabes muçulmanos, árabes cristãos e hebreus. Enquanto os muçulmanos e cristãos vivem na parte baixa da cidade e nos morros, os judeus vivem no bairro mais alto da cidade.
Embora pertença a Israel, país em que predomina o judaísmo, Nazaré pode ser considerada o berço do cristianismo na terra e é a cidade do país com a maioria da população cristã (30%). Apesar disso, a grande maioria dos habitantes de Nazaré é muçulmana (68%). Pela maioria da população ser árabe, essa é a língua oficial da cidade, seguida pelo hebraico.
Por estar cercada de muita história, pesquisas são constantemente realizadas no local. Em uma delas, no ano de 2009, arqueólogos israelenses encontraram restos da primeira residência encontrada na cidade, e os indícios apontaram que ela era da época de Jesus. Eles chegaram a afirmar na época que, possivelmente, Cristo teria conhecido aquela residência.
Apesar de conviver muito com a história e a fé, a cidade se desenvolveu e hoje é urbanizada e importante para Israel. Muitos peregrinos procuram experiências espirituais pelas suas ruas e, pesquisadores procuram incansavelmente evidências materiais do que aconteceu com Jesus.
Nem só de turismo religioso vive Nazaré. A cidade é lindíssima, com paisagens naturais de tirar o fôlego, principalmente porque a cidade foi construída em um vale.
Cristãos têm muita curiosidade sobre a cidade em que Jesus viveu. Embora tenha evoluído muito e hoje esteja urbanizada, há muito turismo religioso para fazer em Nazaré.
Separamos alguns dos mais famosos para você saber:
Se você se empolgou com uma viagem de fé, mas ainda não consegue viajar para o outro lado do oceano para conhecer a Terra Santa, separamos um conteúdo sobre viagens de fé aqui mesmo no Brasil, nas 5 regiões para você se inspirar. Clica aqui e acessa.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.