Conheça Moisés: sobrevivente, paciente e mensageiro de Deus

Conheça Moisés: sobrevivente, paciente e mensageiro de Deus

É provável que você já tenha ouvido falar de algumas histórias bíblicas de Moisés, ou pelo menos saiba que seu nome tem um significado religioso, mas você sabe quem foi esse homem?

Muito antes de Jesus chegar à Terra, os hebreus viviam no Egito. No entanto, como a população hebraica havia crescido muito no território, um faraó decidiu reduzir a população. Para isso, ordenou que todos lançassem ao Nilo seus filhos recém-nascidos. A ordem foi cumprida pelo povo hebreu, que tinha que abandonar as crianças se quisessem se manter vivos. No entanto, um desses bebês teve um destino diferente. Isso porque Deus ordenou a um faraó que recolhesse a criança, a criasse e a educasse. 

 

“Quando foi abandonado, a filha do faraó o tomou e o criou como seu próprio filho. Moisés foi educado em toda a sabedoria dos egípcios e veio a ser poderoso em palavras e obras” (Atos dos Apóstolos 7, 21 – 22)

 

A passagem bíblica demonstra que Moisés teve sua vida salva por Deus nos primeiros dias de vida e, ao lado da família, foi educado e preparado para cumprir as promessas Divinas. 

Criado como filho 

Moisés foi encontrado em um cesto de junco vedado com piche pela filha do Faraó, que estava tomando banho de rio. Ela viu o cesto e se encantou com o menino. Acontece que, depois de lançar o cesto ao rio, a família de Moisés o acompanhava mesmo de longe. 

A irmã de Moisés, Miriã, viu quando a princesa o pegou e, ao perceber, falou a ela que tinha alguém que ajudaria a cuidar da criança. A mulher escolhida foi a própria mãe biológica de Moisés. 

Já com mais idade, Moisés foi levado à filha do Faraó e passou a viver como um membro da corte egípcia, que na época era uma das mais importantes do mundo.  

Apesar de ser criado como um filho dos príncipes egípcios, Moisés jamais se esqueceu que era descendente do povo hebreu. 

 

A fuga do Egito

Como membro do povo hebreu, Moisés se identificava com as dores e aflições deles. Certo dia, ao tentar acabar com o espancamento de um hebreu, matou um egípcio. No começo, achou que ninguém tivesse visto, mas no outro dia foi acusado de assassinato e, com medo, fugiu do Egito. 

Na fuga chegou à terra de Midiã, abrigando-se na casa de Jetro, um sacerdote. Durante 40 anos permaneceu ali, vivendo como pastor de ovelhas e tendo um dia a dia pacato. Casou com a filha de Jetro, Zípora e teve dois filhos: Gerson e Eliezer. 

Em Êxodo 3, 1-2, vemos quando a história do profeta muda:

“E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia”.

O anjo transmitia a mensagem de Deus a Moisés, ordenando que ele voltasse ao Egito para libertar os hebreus, seu povo. Em primeiro momento ele hesitou, sabia das dificuldades que teria ao retornar a terra onde cresceu, mas depois cumpriu a ordem Divina e retornou ao Egito. 

Moisés volta ao Egito

Com cerca de 80 anos, Moisés voltou ao Egito para libertar seu povo. Só que o Faraó não estava disposto a fazê-lo, mesmo que Moisés tenha alertado que esse era um pedido de Deus. 

Por meio de Moisés e Arão (irmão de Moisés), Deus demonstrou todo o seu poder e enviou 10 pragas que significavam que o juízo divino estava sendo derramado pelo Egito (sangue nas águas do Rio Nilo; chão coberto por rãs; homens e animais infestados de piolhos; o dia virou noite por causa das moscas; morte de animais; úlceras e chagas; pedras caindo do céu e destruindo plantações; nuvem de gafanhotos; escuridão encobre o sol por três dias e; os primogênitos de homens e animais morrem). 

É exatamente na última praga que acontece uma das passagens mais emblemáticas da história de Moisés: o mar se abriu para que ele fugisse com seu povo. 

 

O mar se abre

Fugindo do Egito e das pragas que assolavam o lugar, Moisés conduzia seu povo para uma terra livre e que pudesse recebê-los. Antes de sair, os hebreus foram libertados da escravidão pelo Faraó, que se arrependeu na sequência, mandando seus soldados irem atrás do povo para escravizá-los novamente. 

Ao chegar ao Mar Vermelho, os hebreus não tinham mais como fugir, já que os soldados egípcios estavam logo atrás para capturá-los. 

Foi quando Deus mandou Moisés erguer sua vara sobre o mar e assim ele se abriu, possibilitando que os hebreus seguissem seu caminho. Ao terminar de passar, o mar novamente se fechou e todos os soldados egípcios que tentavam capturar os hebreus morreram afogados. 

“As águas voltaram e cobriram os carros, os cavaleiros e todo o exército do faraó que havia descido no mar ao encalço dos israelitas. Não ficou um sequer. Mas os israelitas tinham andado a pé enxuto no leito do mar, enquanto as águas formavam uma muralha à direita e à esquerda. Foi assim que naquele dia o Senhor livrou Israel da mão dos egípcios. E Israel viu os cadáveres dos egípcios na praia do mar. Viu Israel o grande poder que o Senhor tinha exercido contra os egípcios. Por isso, o povo temeu o Senhor e confiou nele e em seu servo Moisés” (Êxodo 14, 28-31).

 

Os mandamentos de Deus

Ao chegar ao Monte Sinai com todo o povo hebreu, Moisés ainda tinha mais uma missão a receber de Deus. Foi ali, cercado pelo povo libertado, que ele recebeu os 10 mandamentos como leis que devem ser cumpridas por todos os que acreditam nEle. 

E você quer saber mais sobre o que significa cada mandamento de Deus? Acesse esse link e confira!

 

Moisés: um líder paciente

Mesmo enfrentando tantas dificuldades para liderar o povo hebreu e libertá-los dos egípcios, Moisés precisou ter muita paciência para direcionar seu povo. Isso porque, mesmo com tantas provas do poder de Deus e da importância dEle em nossas vidas, o povo continuava sendo rebelde, exigindo que Moisés fosse muito paciente. 

Depois de chegarem na Terra prometida, por exemplo, os hebreus não quiseram entrar no local porque tinham medo da recepção. Deus então declarou que eles passariam 40 anos no deserto, até que toda geração rebelde morresse. Moisés liderou seu povo durante todo esse tempo. 

Várias vezes, nesse período, o povo se rebelava contra Moisés, que paciente buscava compreender a falta de fé de seu povo. Da geração que foi libertada por Deus, quase ninguém conseguiu chegar à Terra Prometida. 

Mesmo assim, Moisés paciente, conseguiu levar seu povo até o lugar. No fim de sua vida, morreu logo depois de ver seu povo finalmente ocupando o lugar prometido. 

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Paulo
    Bom gostei valeu mto pelas palavras explicação. As referências
  • Vera Lucia Gomes
    Eu adorei tudo que fala sobre a palavra de Deus tenho muito a fé em Deus demais .a palavra de Deus é muita importante pra todos..
  • Maria de Fátima Barbosa
    Achei interessante.
  • alberto augusto gomes da silva .
    Adorei saber que Deus é sábio, paciente, prudente, muito poderoso, conhece as fraquesas das criatura, sabe tolerar e tem profundo amor por suas criaturas, me fez perceber que eu sou um fragmento de sua sabedoria e instrumento de sua vontade.
  • Melquisedequi Pereira de carvalho
    Gostei muito e muito importante pramim que tou comersando apregar a palavra tou aprendendo muito
  • maria Francisca de Jesus
    gostei muito a história de Moisés ja tinha lido antes

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.