Conheça o coral de crianças e jovens paranaenses que cantou para o Papa no Vaticano

Conheça o coral de crianças e jovens paranaenses que cantou para o Papa no Vaticano Foto: acervo Canarinhos de Campo Largo

Imagine começar o ano cantando no Vaticano para o Papa! O que parece um sonho foi realidade para um grupo de crianças e jovens do Paraná, os “Canarinhos de Campo Largo”, que participou de uma Santa Missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 1º de janeiro deste ano.

O convite para essa “experiência divina” aconteceu após a participação do coral no XVII Congresso Nacional de Pueri Cantores Brasil, em outubro de 2022, em Minas Gerais. “Pela nossa qualidade de apresentação, fomos convidados a participar do congresso internacional que se realizaria em Roma. Nenhum outro coral brasileiro havia participado desse evento até então. Uma vez convidados, em reunião com os pais, decidimos juntos abraçar essa jornada e o desafio de levar um coral de 20 cantores para Itália. Os pais, vendo que a dificuldade financeira seria o principal desafio, se dividiram nas opiniões. Contudo, a maioria votou positivamente”, conta o maestro Jaqueson Magrani, que é um dos responsáveis pelo grupo.

Além de realizar a performance musical, os Canarinhos participaram de um congresso em Roma, conheceram história e arquitetura italianas e tiveram uma conferência reservada com Papa Francisco.

Foto: acervo Canarinhos de Campo Largo

Para essas realizações, o maestro explica que todos os corais participantes tiveram que se preparar e ensaiar o repertório escolhido pela organização do congresso, que reuniu vários idiomas, como latim, inglês, alemão, hebraico, polonês, entre outros. Então, houve muita dedicação e treino para viver este momento que, como compartilha o maestro, será inesquecível para os cantores, tanto pela questão musical quanto pelos conhecimentos e vivências que a oportunidade proporcionou.

O adolescente Arthur Magrani, de 17 anos, foi um dos participantes a viver esse momento, para o qual houve muita espera e dedicação, como conta, que valeram muito a pena.

“Quando um sonho se torna realidade não tem como não se sentir tocado pela Graça de Deus. Eu me sinto primeiramente agradecido ao Senhor, ao maestro e ao professor pelo fato de ter sido um trabalho em conjunto. Agora tenho a certeza de que ninguém é uma ilha e tudo o que se faz em conjunto tem um valor especial, pois gera amor”, compartilha o jovem que se dedica ao canto e fez um solo na noite especial no Vaticano. “Tenho a certeza que Deus se move em mim por meio da palavra no canto”, complementa.

Apoios

O caminho para chegar até lá precisou da solidariedade e dedicação de muitas pessoas. Fundado em 1989 pelo maestro Theo de Petrus, os Canarinhos de Campo Largo se mantêm por meio de doações de voluntários, cachês de apresentações e eventuais subsídios municipais.

Além do coral infantil, a instituição oferece diversas aulas, que incluem capoeira, karatê, fanfarra, musicalização, instrumentos musicais e canto coral. Entre os próximos passos do grupo estão a criação de uma Orquestra de Cordas e de uma Banda Marcial.

A instituição tem quatro professores de música: Ana Gorski (violão), Marina Markewis (musicalização), Geovani Dallagrana (regente) e o maestro Jaqueson. Na gerência das crianças e adolescentes, há o auxilio dos pais e padrinhos para deslocamento, alimentação e acomodação para viagens, como a de Roma.

Foto: acervo Canarinhos de Campo Largo

Quer acompanhar o coral e o projeto no Instagram?

Se você quer conhecer mais sobre as iniciativas dos Canarinhos de Campo Largo, é só acessar @canarinhosdecampolargo, seguir, curtir e comentar. Clique AQUI.

Papa Francisco em conferência com os cantores. Foto: acervo Canarinhos de Campo Largo

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.