Conheça o Observatório Astronômico do Papa

Conheça o Observatório Astronômico do Papa Foto: divulgação Vaticano

Ciência, espaço e fé em uma experiência única. O Observatório do Vaticano, ou Specola Vaticana, é um dos observatórios astronômicos mais antigos e ativos do mundo, uma joia científica que foi reaberta ao público em agosto deste ano. Para quem gosta de turismo religioso esse é um destino imperdível.

Localizado nas Vilas Pontifícias, a antiga Residência de Verão dos Papas em Castel Gandolfo, o observatório impressiona com suas “Cúpulas de Barberini”, onde há telescópios históricos como o “Carte du Ciel” e o “Schmidt”. Além dos Jardins e da Residência Apostólica, os visitantes têm acesso a uma nova atração: o “Centro de Visitantes do Observatório Astronômico do Vaticano”.

Durante as visitas guiadas, especialistas em astronomia, treinados por estudiosos do Observatório do Vaticano, conduzem os visitantes. Desde os antigos instrumentos astronômicos a textos raros, rochas lunares e até mesmo obras de arte temáticas, cada canto deste local oferece uma imersão na história e na ciência.

Um destaque são as fotografias de cenas eternas, como a imagem do Papa Paulo VI observando a Lua momentos antes do pouso da Apollo 11. Outra foto mostra Papa Bento XVI segurando um meteorito, conectando o espaço sideral à Terra. Há ainda as Cúpulas de Barberini, que abrigam os telescópios históricos que, mesmo hoje, podem ser abertos para contemplar as estrelas.

Foto: divulgação Vaticano

O instituto de pesquisas científicas, vinculado diretamente à Santa Sé, teve suas origens no final do século XVI, quando o Papa Gregório XIII convocou astrônomos e matemáticos para reformular o Calendário Gregoriano. Com o passar dos anos, mudanças como a transferência do observatório para Castel Gandolfo e a fundação do “Vatican Observatory Research Group” no Arizona, solidificaram sua presença internacional.

O Observatório do Vaticano não busca, por meio de seus telescópios, encontrar respostas divinas no cosmos. Sua missão é puramente científica. Colabora com instituições como a Nasa e publica estudos em revistas científicas de prestígio.

Enquanto os avanços tecnológicos moldam a astronomia, esse espaço de ensino e investigação astronômica mantém viva a conexão entre a ciência e a história da Igreja. É uma parada que vale a pena para todos.

Foto: divulgação Vaticano

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.