Os veículos elétricos estão cada vez mais presentes no cenário global e, agora, até o papamóvel se integra à tendência sustentável. O Vaticano apresentou no dia 4 de dezembro um novo modelo totalmente elétrico, desenvolvido pela Mercedes-Benz. O veículo foi projetado para as aparições públicas do Papa Francisco, especialmente durante o Jubileu de 2025.
O novo papamóvel é baseado no SUV da Classe G da Mercedes-Benz, modificado para atender às necessidades específicas do Pontífice. Pintado em branco perolado, a cor tradicional papal, o veículo inclui assento elevado, aquecido e uma barra de apoio para o Papa se equilibrar enquanto saúda os fiéis. Projetado para operar em velocidades reduzidas, foi desenvolvido em estreita cooperação com o Vaticano para ser usado durante as aparições públicas, reforçando o compromisso com a encíclica Laudato Si sobre preservação ambiental.
Embora funcionários da Mercedes-Benz afirmem que este é o primeiro papamóvel completamente elétrico, o Papa Francisco já utilizou veículos elétricos em algumas viagens internacionais — até devido à sua preocupação com a sustentabilidade desde o início de seu papado, em 2013.
A Mercedes, que fornece veículos ao Vaticano há quase um século, revelou que foram necessárias centenas de horas de trabalho artesanal para criar o modelo adaptado. Detalhes como a poltrona giratória e o mobiliário interno foram feitos à mão. A equipe de especialistas de várias sedes da Mercedes trabalhou, ao longo de um ano, com representantes do Vaticano para personalizar o carro.
O responsável pelo desenvolvimento dos Mercedes Classe G, Peter Zotter, falou sobre sua alegria por conhecer pessoalmente o Pontífice.
“É obviamente uma honra ser convidado para trabalhar em um projeto como este. Ter a oportunidade de trabalhar em um veículo tão especial é provavelmente uma oportunidade única na carreira”.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.