“A paz esteja convosco”: você costuma saudar as pessoas com todos os seus bons sentimentos? O dia 21 de novembro é o Dia Mundial da Saudação e ele tem um significado muito bonito. Foi criado em 1973 como uma resposta ao conflito entre o Egito e Israel. Por isso, é dedicado a celebrar a importância da saudação na preservação da paz.
Por meio de saudações ou cumprimentos, é possível apaziguar conflitos, introduzir um ambiente saudável e cristão – de promoção da paz, do amor e da compaixão entre as pessoas. Nas Sagradas Escrituras, há muitos exemplos de saudações cristãs, especialmente nos versículos das cartas de Paulo, Pedro, João e Tiago.
“Que a paz esteja contigo! Teus amigos te mandam saudações. Saúda os nossos, a cada um em particular” (3Jo14).
Além da escolha das palavras e trechos bíblicos, que todos saúdem os próximos com as virtudes da humildade, amor e esperança. Que desejem e ofereçam a verdadeira paz e a prosperidade que representam a saudação cristã.
“A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós.” 2Ts 3,16-18
“Paz e Bem.” é a saudação franciscana no mundo inteiro e veio de inspiração divina.
“Cristo ressuscitou!” é a saudação recomendada pelo Papa Francisco para o período da Páscoa.
“A paz esteja convosco.” (Jo 20,19-23)
As saudações cristãs, nas quais oferecemos palavras e sentimentos aos irmãos, são diferentes das saudações litúrgicas – aquelas que fazem parte dos ritos da Igreja Católica, como “Corações ao alto!”, dita na Missa pelo Padre que a preside e significa que nossos corações devem se elevar ao Pai. Conhecer os ritos da Missa, e todas as suas saudações, é fundamental para que cada fiel católico entenda melhor a Santa Missa, pois só amamos aquilo que conhecemos.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.