A sociedade está em constante mudança e evolução. Nos processos, nas práticas cotidianas, nas tecnologias e diversas maneiras de inovação. Nesse sentido, a evangelização também não pode (nem deve) ficar parada no tempo.
Desde o Papa João Paulo II, cultiva-se a ideia de uma nova evangelização, que precisa ter, segundo o Pontífice “novo ardor, novos métodos e novas expressões”. Isso significa que a transmissão da fé deve acompanhar essas mudanças na sociedade e chegar até às pessoas de uma maneira que elas compreendam a permanente Missão da Igreja.
Sendo assim, conquistar pessoas que estão carentes e necessitadas da Palavra de Deus deve ser uma das missões da Igreja. Exatamente porque a evangelização requer a compreensão dos ensinamentos do Pai. Quanto mais compreendemos Seus ensinamentos, mais nos aproximamos do Senhor.
Aprender brincando é uma das maneiras mais eficientes de se conquistar o conhecimento. Estudos demonstram que crianças, quando brincam, aprendem muito. O mesmo acontece com adultos, que incentivados por jogos e competições, testam seus conhecimentos e melhoram sua concentração para determinado tema.
Unindo essa compreensão da educação por meio da gameficação, iniciativas de jogos católicos têm feito muito sucesso pelo mundo. Já apresentamos aqui no IDe+ um conteúdo sobre como evangelizar crianças brincando.
Hoje, separamos três dicas de games católicos para você e sua família toda aprenderem mais sobre os ensinamentos de Deus.
A empresa Loyola Press lançou o Wonderlight: A Pilgrim’s Adventure ainda em 2019. Em tradução livre, pilgrim’s significa peregrino e é essa a principal característica do game: a possibilidade de peregrinar por mapas e regiões a fim de conhecer santos, orações católicas e muito mais.
Nesse jogo, somos guiados pelo Espírito Santo, tal como na vida. Para conquistar novos destinos, é necessário vencer quebra-cabeças, os quais ensinam e relembram questões éticas, católicas e tarefas de santos.
O jogo ainda está apenas na versão em inglês, no entanto, os diálogos são simples e possibilitam a compreensão fácil dos conteúdos, especialmente para crianças que já têm contato com a língua estrangeira. Para baixar, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular e digitar o nome do jogo. Ele é gratuito.
Uma curiosidade sobre o game: o personagem principal foi inspirado em Santo Inácio de Loyola.
Quer entrar em um universo de crescimento e autoconhecimento? O game Castelo Interior é uma excelente dica de jogo católico para mergulhar nesse cenário. O objetivo do jogador é sempre crescer no autoconhecimento, e para isso, você vai passando fases até chegar na Sétima Morada.
Cada uma das moradas representa um desafio na vida da pessoa, que inclui a oração, o Evangelho, a perseverança, as guerras, o temor, a perseverança, etc. Em caso de equívoco ou erro, é possível fazer a confissão e recomeçar o game – tal como a vida.
Diferente do jogo anterior, o Castelo Interior é um jogo de tabuleiro, estando disponível para compra em plataformas de venda e lojas físicas.
Que tal experimentar o jogo que o Papa Francisco foi o primeiro a testar? Isso mesmo, o Papa testou o Follow JC Go, que é muito similar ao jogo Pokémon Go, muito famoso entre crianças, adolescentes e muitos adultos de todo o mundo.
Se você não conhece a estrutura do jogo, basicamente funciona como uma busca por vários objetos enquanto está em lugares de qualquer cidade/estado/país. No Follow JC Go, as caminhadas fazem com que encontremos espiritualidade, pão, água e muito mais, que são suprimentos para nos mantermos vivos no jogo – e na vida real.
Você pode, no jogo, formar uma equipe de evangelização, composta por amigos, personagens bíblicos, santos, bênçãos e devoções marianas.
Apesar de o game ter sido desenvolvido para a Jornada Mundial da Juventude de 2019, no Panamá, ele segue disponível para download nas plataformas. Quer uma dica o melhor? É gratuito!
Diferentes idades e gostos podem ser evangelizados por meio de novas plataformas, e os games são uma dessas novas possibilidades. Quanto mais maneiras de evangelizar temos, mais chances de chegar às pessoas virão.
Mesmo sendo tão importantes para a evangelização, a Igreja ainda recomenda que se tenha cuidado com o excesso de videogames na vida dos indivíduos. Por isso, você deve sempre se perguntar se está passando muito tempo em frente às telas e ainda se está deixando de conviver com as pessoas, fazer suas orações, praticar atividades e viver para ficar em casa jogando.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.