Copa do Mundo: fé e espiritualidade marcaram presença

Copa do Mundo: fé e espiritualidade marcaram presença

 

A final da Copa do Mundo de Futebol chegou. Mesmo que em 2022 a Fifa tenha proibido qualquer tipo de manifestação política e religiosa, acompanhamos de perto diariamente a fé dos jogadores, treinadores e torcedores dos países. 

No último dia da competição, o IDe+ trouxe algumas curiosidades dos personagens principais dessa grande festa do esporte para você conferir. 

  • Fé e adoração sempre presentes nas comemorações

Sinal da cruz, ajoelhar-se e elevar as mãos a Deus, agradecer explicitamente a Ele depois de um gol ou vitória. Essas foram algumas das mais corriqueiras comemorações durante a Copa do Mundo do Qatar. 

O time do Equador, por exemplo, ao abrir as disputas do primeiro dia de competição,  depois de marcar o primeiro gol, reuniu todos os jogadores no gramado e agradeceu a Deus pela vitória. Um gesto que reforça a fé cristã e demonstra como a religião e o futebol podem caminhar juntos em nome do bem comum, da alegria e da união. 


  • Messi, um católico fiel aos princípios de Deus

Melhor jogador do mundo por 7 vezes, Lionel Messi é um católico fiel e muito dedicado aos ensinamentos de Deus. Após todos os gols, o meio campo argentino faz questão de fazer o sinal da cruz e agradecer a Deus pela conquista. 

E na Copa deste ano, o jogador também reforçou sua fé em Deus em entrevistas e nas comemorações do time argentino. A importância da família também é uma constante na vida do jogador. Os filhos e a esposa estão sempre com ele e, em suas entrevistas, Messi sempre fala como eles são sua prioridade.


  • Cristiano Ronaldo: católico devoto

Outro grande destaque dos campos é Cristiano Ronaldo. Embora Portugal tenha caído nas quartas de final, aquele que foi 5 vezes melhor do mundo compartilha sua fé em diferentes momentos. Já relatou em entrevista que vai semanalmente à Santa Missa para agradecer tudo o que Deus lhe dá. 

  • Final entre católicos

França e Argentina disputaram a final desta copa. Mas você sabia que os dois países são, majoritariamente, católicos? Isso mesmo, França e Argentina têm em comum a religião da maioria de sua população. Enquanto o catolicismo é a religião de 65% dos franceses, na Argentina 92% da população é católica, sendo inclusive a religião oficial do país. 


  • Mais católicos entre os países

Além de França e Argentina, outros 14 países que disputaram a copa do mundo de 2022 também têm como religião predominante o catolicismo. O levantamento feito por O Globo apontou que o catolicismo representa 16 dos 32 participantes desse ano. 


  • Fé em Nossa Senhora Aparecida

Mesmo não tendo ganhado a copa, a fé dos brasileiros tem muita ligação com a devoção católica. Aqui no IDe+ já falamos sobre a história de Tite e, além disso, as curiosidades que mostraram que a camiseta azul da seleção tem relação com a proteção de Nossa Senhora Aparecida. 

E você sabia que Tite e o ex-jogador Ronaldo “Fenômeno” são devotos de Nossa Senhora? Antes dos jogos, o ex-treinador da seleção sempre acende uma vela para ela. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Sandra Borges
    Que lindo!! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!#católicosdelmundo
  • Isabel Cristina Krüger
    Que linda?matéria equipe! Parabéns por me trazer conteúdos que edificam minha fé, obrigada Deus os Abençoem!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🌻🌻🌻🌻
  • Patrícia Pereira
    Lindo!Muito bom ver a fé dos jogadores!
  • Neide divina
    Conteúdo relevante
  • Aparecida da Silva Porto
    Claro achei muito lindo,esse gesto ,primeiramente lembrar de Deus,momento maravilhoso gostei lindo mesmo parabéns!🙏🏻👏🏻👏🏻
  • Maria Edite Gomes Santos
    Gosto do Messi, bom caráter não deixou o dinheiro subi a cabeça.
  • REGINA MARIA BENTO
    Conteúdo apresentado, nos ensina que a fé de cada pessoa, nos testemunha a confiança no amor de DEUS TODO PODEROSO em nossas vidas.
  • Tatyana Casarino
    Muito legal! Amei saber as curiosidades. A França e a Argentina jogaram muito bem. Que final emocionante! Torci para a França, mas reconheço que a Argentina mereceu a vitória. Adoro o jeitinho humilde e religioso do Messi.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.