Cordões com girassóis ou quebra-cabeças: você sabe o que eles significam?

Cordões com girassóis ou quebra-cabeças: você sabe o que eles significam? Divulgação

Você já deve ter visto por aí crianças (e até mesmo adultos) com um cordão com desenhos de girassóis no pescoço. Se o objeto de identificação já lhe é familiar, ótimo. Mas se não é, você precisa entender do que se trata. É uma questão de cidadania e de amor ao próximo.

O governo federal oficializou no último mês esse cordão como símbolo de identificação das pessoas com deficiências ocultas ou não aparentes. Ou seja: aquelas que podem não ser percebidas à primeira vista, como autismo, surdez e algumas deficiências intelectuais. O grupo também inclui síndromes como a fibromialgia.

Seu uso já é bastante difundido mundo afora e, no Brasil, passou a ser mais facilmente encontrado, inclusive com a adoção de legislação específica em alguns municípios. Porém, agora é oficial em todo o país, a partir de uma alteração no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Tão difundido quanto, o cordão com imagens de quebra-cabeças já é bastante visto pelo Brasil. A diferença entre este e o que exibe girassóis é simples: enquanto as populares flores amarelas abrangem todas as deficiências ocultas, os quebra-cabeças remetem apenas à comunidade autista.

A presidente da Associação Brasileira de Apoio à Pessoa com Deficiência (Abaped), Andiara Freitas, comenta sobre um dos símbolos.

“No quebra-cabeça, temos que reunir todos os pedaços para ser perfeito e nenhum de nós é perfeito, porque cada pessoa é única, com qualidades próprias e defeitos”, explica ela, que é mãe de um menino autista, Francisco, de 4 anos.

Sobre a oficialização do cordão de girassóis, ela acha muito positivo.

“É importante porque chama a atenção para o tema e diminui os julgamentos. A pessoa autista é muito julgada em razão das estereotipias, os movimentos repetitivos. A identificação permite que julguem menos a pessoa e os seus acompanhantes”, comemora.

Além do respeito, os cordões ajudam a garantir o acesso ao suporte necessário, em atendimentos prioritários ou em caso de emergência.

O uso do cordão é opcional e o exercício aos direitos da pessoa com deficiência não depende da utilização do acessório. Da mesma forma, ele não substitui a apresentação de documento comprobatório de deficiência quando solicitado.

Os cordões podem ser encontrados na internet e custam, em média, R$ 10.

Deficiências ocultas

Entende-se com deficiências ocultas aquelas que podem não ser percebidas de imediato, como é o caso da surdez, do autismo e das deficiências cognitivas, entre outras.

Em outras palavras, elas não possuem sinais físicos óbvios, embora possam afetar significativamente a vida cotidiana das pessoas. É justamente para representar e identificar essas necessidades que os símbolos dos girassóis e dos quebra-cabeças, no caso específico do autismo, se tornaram convenções internacionais.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Joana
    Muito bom. Mas acho que só o de girassol seria o suficiente, já que e também para deficiências ocultas, Autismo. Acho que dois cordões pra a mesma coisa. .
  • Leonardo Alves de souza
    Eu quero cordão girassol onde comprar
  • Kerlyne Macedo Mascarenhas
    Achei bem informativo!
  • Ana Carolina Lira
    Tenho fibromialgia e infelizmente não me sinto à vontade para usar, pois as pessoas são lobos disfarçadas de cordeirinhos.
  • Maria Aparecida de Marco
    Muito interessante e instrutivo.
  • Sandra
    Perfeito muito interessante, obrigado pelo carinho de TDS Deus os abençoe
  • Maria Aparecida Mascarenhas calixto
    Achei maravilhoso !!
  • BRUNA GERMANO DOS SANTOS
    Muito importante saber os significados dos cordões. Devemos respeita todo ser humano por igual.
  • Tatyana Casarino
    Como advogada, fico feliz com os direitos desses grupos de pessoas garantidos. Mas também reflito sobre o excesso de diagnósticos precoces em nossos tempos. Hoje em dia, há um "rótulo" psiquiátrico para quase todo comportamento. Isto tem um lado bom e ruim. O lado bom é poder ajudar as pessoas com a ciência. O lado ruim é que nos esquecemos de aceitar cada perfil com naturalidade.
  • Núbia Lima
    Muito interessante. Mas o mais importante é que todos sejam respeitados, pois nenhum ser humano é perfeito. O único que é perfeito morreu na cruz...
  • Maria Abadia de Jesus
    Muito importante , porque infelizmente a descriminação é muito grande, com a gente espera que não aconteça o que aconteceu com aquela criança que viajava com a avó e foi colocada no compartimento do ônibus
  • Alcione Maria
    Achei maravilhoso essa informação,parabéns 👏🙌
  • Christiene Crispim
    A luta pela quebra de barreiras na sociedade, tanto físicas, como de aceitação das pessoas com deficiência, como cidadãos com direito e deveres, mesmo que imperceptíveis é uma questão humanitária, de respeito e amor ao próximo.
  • Elisangela de Jesus Ruivo Gomes
    Muito bom saber sobre esses cordões, muito esclarecedor o texto.
  • Isabel Cristina Kruger
    Muito obrigada pelo conteúdo. Não tinha esse conhecimento. Obrigada Equipe 🙏🏻👏👏👏🥰🌻
  • Maria Santana
    Muito IMPORTANTE!!!
  • Marlene santos monteiro
    Achei incrível muito importante. Também tenho um neto com altismo.
  • Dalila Silva
    achei maravilhoso parabéns
  • Vicente
    Isso também não é uma discriminação?
  • Beta Sampaio
    👏👏👏👏👏👏👏
  • Marlei Maioli Bohn
    Ideia fantástica. Muitas vezes meu filho foi mal interpretado por não demonstrar sua deficiência....Geralmente são mal compreendidos e julgados erroneamente
  • Aguinaldo De Paoli
    Excelente! Tenho um neto autista e quanto mais informações recebermos melhor para direcionar a criação e a educação dele, principalmente a maior inclusão possível dele na sociedade.
  • Daniele Simas Queiroz
    Obrigada por compartilhar e ensinar algo que as pessoas precisam conhecer. Todos deveriam procurar conhecer e respeitar as diferenças para que nos tornemos um mundo melhor!
  • Maria Aparecida Amorim dos Santos
    Achei muito útil esse artigo. É sumamente importante a divulgação em toda rede social. O uso do cordão vai ajudar os usuários e evitar stress desnecessário é constrangedor. Obrigada Rede Evangelizar O trabalho de vcs é ótimo Deus os abençoe!!!!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.