Já imaginou poder ver de perto o corpo do Salvador, com uma riqueza de detalhes que impressiona e impacta os olhos e o coração? Essa é a experiência que diversos fiéis da Espanha e do mundo todo estão vivendo desde a última sexta-feira (14), na Catedral de Salamanca.
Isso porque uma representação do corpo de Jesus Cristo é o tema central da exposição, intitulada “O Homem Misterioso”. Impressionando os visitantes, a mostra tem o corpo construído com base na imagem do Santo Sudário ou Sudário de Turim.
Fotos: MCS Oscar Garcia/ Dócesis de Salamanca
A escultura hiper-realista e tridimensional impacta pela riqueza e potência dos detalhes. Como obra principal da exposição, o corpo de Jesus Cristo apresenta sinais de tortura como lacerações na cabeça em razão da coroa de espinhos, contusões no ombro pelo peso da cruz e marcas dos açoites que o Filho de Deus recebeu.
Além dos detalhes de flagelação, a obra impressiona por outros aspectos realistas do corpo, tais como o cabelo humano, tamanho que se aproxima do real com 1,78 de altura e 75 quilos. A escultura foi feita de látex com silicone e apresenta o Filho de Deus com as mãos cruzadas e as pernas semiflexionadas.
Para a concepção da obra, foram necessários 15 anos de estudos sobre o Sudário de Turim, segundo o curador da exposição, Ángel Blanco. Além da escultura principal, outras seis salas mostram aspectos da vida de Jesus Cristo, completando a exposição.
A previsão é que em 2025 a mostra siga para Turim, casa do Santo Sudário, e depois para Roma, também na Itália. Confira, abaixo, imagens que revelam os detalhes e o hiper-realismo da escultura (todas as fotos são de MCS Oscar Garcia e Dócesis de Salamanca).
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.