Cruz do Século XIX volta ao telhado da Catedral de Notre Dame após incêndio

Cruz do Século XIX volta ao telhado da Catedral de Notre Dame após incêndio Foto: reprodução @rebatirnotredamedeparis

O trabalho de restauro da Catedral de Notre Dame, em Paris, segue firme quatro anos após o incêndio que destruiu parte do local que é um ícone francês. Em um momento simbólico, a cruz do século XIX que resistiu ao fogo foi reinstalada no telhado da catedral em maio deste ano.

A cruz tem 12 metros de altura e 1,5 tonelada e foi elevada ao topo da estrutura de madeira do coro da catedral por meio de uma grua. Ela já se destaca em meio ao cenário parisiense.

O retorno da cruz ao seu lugar de origem é uma etapa significativa no processo de reconstrução antes da reabertura da catedral ao público em dezembro. É um indicativo do compromisso com a restauração fiel do edifício, que sofreu grandes danos durante o incêndio de 2019, quando o telhado foi completamente destruído e a torre central desabou.

Em janeiro deste ano, um evento oficial celebrou o término da reconstrução da estrutura do telhado da catedral, que é um avanço importante nos trabalhos de recuperação. Cinco anos após o incêndio, os esforços de restauração continuam e os trabalhos permanecem dentro do cronograma previsto.

Foto: reprodução @rebatirnotredamedeparis

História da Catedral de Notre Dame

A Catedral de Notre Dame de Paris, um dos monumentos mais famosos da França, tem uma história rica e complexa de quase 900 anos. A construção começou em 1163 e foi concluída só em 1345 como um marco da arquitetura gótica. Situada na Île de la Cité, é famosa por suas esculturas, vitrais e rosácea.

Notre Dame foi palco de inúmeros eventos históricos, como a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador, em 1804, além das vitórias e libertações da França ao longo dos séculos. Durante a Revolução Francesa, a catedral sofreu danos consideráveis, mas foi restaurada no século XIX, em grande parte graças aos esforços do escritor Victor Hugo, cuja obra “O Corcunda de Notre Dame” reacendeu o interesse público pelo edifício.

O incêndio de 2019, que destruiu o telhado e a torre central, foi um dos momentos mais trágicos na história recente da catedral. Porém, desencadeou um movimento global de solidariedade e apoio à sua reconstrução. A cruz representa um símbolo de perseverança e renovação.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Fico feliz com a notícia! Tenho um carinho especial pela História da França, devoção por Nossa Senhora das Graças e uma conexão com a história dos santos franceses. Li "O Corcunda de Notre Dame", estudei Francês e tenho interesse pela espiritualidade da França e cultura (música, poesia, moda e literatura). Meu sonho é conhecer a Catedral um dia.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.