Despedida da carne? A curiosa história da “Terça-feira Gorda”

Despedida da carne? A curiosa história da “Terça-feira Gorda” Veneza, Itália: trajes luxuosos e máscaras

Você já se perguntou por que a terça-feira de Carnaval é chamada de “Terça-feira Gorda”? Esse termo bastante curioso tem origem em antigas tradições cristãs dos séculos III a VII. Marca o ápice dos dias, um momento de festa antes de um período de jejum e penitência que se estende por 40 dias, que é a Quaresma – preparação dos cristãos para a Páscoa.

Durante os primeiros séculos após a vinda de Jesus Cristo, a prática de se despedir da carne era levada muito a sério. Os fiéis passavam por um período de abstinência, jejum e penitências rigorosas após a “Terça-feira Gorda”. Esse ritual, conhecido como “carnem levare” em latim, é literalmente o “adeus à carne”. Era a preparação espiritual para a Quaresma, um período de reflexão e disciplina.

Com o tempo, a expressão latina “carnem levare” evoluiu para dar origem à palavra “carnaval”. Por isso, a tradição conta que a própria festividade recebeu o nome da prática que a antecedia. A “Terça-feira Gorda”, como véspera da Quarta-feira de Cinzas, passou a ser um dia de celebração intensa, quando os cristãos se despediam dos excessos alimentares e se entregavam aos prazeres antes do período de penitência.

Mardi Gras em Nova Orleans, EUA

Essa a tradição vai além de muitas fronteiras e se manifesta de maneiras diversas em várias partes do mundo. No Brasil, por exemplo, o carnaval segue diferentes formatos em todas as regiões do país. Em Nova Orleans, nos Estados Unidos, a “Mardi Gras” (Terça Gorda, em francês) é famosa por suas festas e desfiles coloridos.

Na França, onde surgiu o termo, as festividades são marcadas por desfiles, máscaras elaboradas e festas animadas. Em Veneza, na Itália, o carnaval é conhecido por suas máscaras e eventos luxuosos que transformam a cidade em um espetáculo visual. No Caribe, é celebrado com danças animadas e ritmos. Em comum, compartilham a essência de celebração.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.