”Desperta tu que dormes”: entenda o que significa o tema do Retiro Nacional 2024

”Desperta tu que dormes”: entenda o que significa o tema do Retiro Nacional 2024 Foto: Felipe Gusso

“Desperta tu que dormes” (Ef 5,14) é o tema escolhido pelo Padre Reginaldo Manzotti para o Retiro Nacional 2024, que será realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Curitiba (PR). O chamado é para que as pessoas acordem para as suas próprias existências e caminhada de vida, com a consciência de que sempre há situações difíceis.

“Em certos momentos, estarão somente você e Deus. Nesta perspectiva de vínculo permanente com o Senhor, o tema proposto vem nos catequizar. Precisamos estar ‘acordados’ para as nossas realidades de vida”, contextualiza Padre Jorge Fortunato, padre diocesano do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas, que faz parte da Obra Evangelizar É Preciso.

O Sacerdote observa que há muitas pessoas que precisam despertar.

“Como um espelho em casa, olhar para si, ver o que precisa ser arrumado e parar de procrastinar. Olhar a vida de frente, como deve ser enxergada. Só assim cada um poderá ter uma existência bem vivida e pautada nos ensinamentos de Deus, vivendo um dia por vez, com responsabilidade e qualidade”, orienta Padre Jorge.

Um dos direcionamentos para saber fazer escolhas e viver conforme a vontade de Deus é visto em São Paulo. “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (I Cor 6,12). A resiliência precisa ser buscada para que todos tenham uma vida plena.

Para as pessoas que vão participar do evento de forma presencial, Padre Jorge recomenda uma verdadeira imersão nos dois dias de estudo e orações. Que todos reflitam: “o que eu vim buscar e deixar neste retiro, para que eu tenha um ano abençoado e tenha forças, sabedoria e discernimento para este ano?”.

A partir dessa pergunta, seria possível estabelecer um diálogo consigo, enfrentar as realidades que cada um terá que lidar durante este ano e sair abastecido do retiro por meio da dinâmica proposta.

“O retiro é pessoal, cada um faz o seu retiro. A palavra já diz, ‘retirar-se’ é encontrar consigo e com Deus”, acrescenta.

Dicas de leituras sobre o tema

Para que os fiéis possam refletir e se aprofundar mais sobre o tema do Retiro Nacional deste ano, Padre Jorge recomenda a prática da leitura orante de alguns textos bíblicos. Confira!

Eclesiástico 22,19-23

“O homem sensato sabe escolher e trilhar um caminho de amadurecimento de suas escolhas. Se a decisão é bem amadurecida e se o alicerce for bem preparado, podem vir chuvas e terremotos que o alicerce continuará firme”.

Colossenses 3

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”.

Josué 1

“Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.