Este é um mês especial para olhar com mais atenção para a pele. A campanha Dezembro Laranja é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Desde 2014, procura ampliar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, uma preocupação de saúde pública muitas vezes deixada de lado porque ele tem baixa taxa de mortalidade, embora possa ter desdobramentos graves. Esse é o câncer mais comum entre os brasileiros, representa 33% de todos os diagnósticos da doença, de acordo com a SBD.
Este ano, uma notícia trouxe mais esperança ao tema: a vacina terapêutica desenvolvida pela Moderna e pela MSD, recentemente chamada de “terapia inovadora” pela Food and Drug Administration (FDA), autoridade em saúde pública dos Estados Unidos. Utilizando a tecnologia do RNA mensageiro, a vacina demonstrou uma redução significativa de 44% nas mortes e recorrências do melanoma, um dos tipos mais letais de câncer de pele.
As expectativas giram em torno da imunidade do paciente como aliada no combate ao câncer. A combinação de um medicamento inibidor com a vacina apresenta resultados promissores. Em fase avançada de estudo, a pesquisa inclui uma população de cerca de 1.089 pessoas em 25 países, para testar a eficácia e segurança do tratamento.
Mesmo que esses estudos avancem, a prevenção e o diagnóstico precoce permanecem como os maiores aliados para evitar câncer de pele ou tratá-lo da maneira mais eficaz.
O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele e pode ser subdividido em diferentes tipos:
Os principais fatores de risco, segundo a SBD, são:
Apesar dos fatores de risco, qualquer pessoa está sujeita a ter câncer da pele. A melhor maneira de se proteger da doença, de manchas e de envelhecimento precoce é a prevenção, que inclui evitar o sol entre 9h e 15h, usar camiseta e chapéu e aplicar protetor solar FPS 30 ou maior diariamente.
Este ano, a campanha Dezembro Laranja terá um dia de atendimento gratuito em mais de 100 postos espalhados pelo Brasil. No dia 2 de dezembro, mais de 3.500 médicos dermatologistas e voluntários estarão disponíveis para orientar, diagnosticar e tratar casos de câncer de pele.
Informe-se e acompanhe as notícias da sua localidade para saber onde ocorrerá a ação.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.