Dia da Juventude: conheça a história de quatro santos jovens e inspiradores

Dia da Juventude: conheça a história de quatro santos jovens e inspiradores

Em 12 de agosto é celebrado o Dia Internacional da Juventude, data em que o mundo todo celebra a potência de renovação da força jovem para a abertura e construção de novos caminhos para a sociedade, marcados pelo crescimento da sustentabilidade, do desenvolvimento humano, do respeito e da paz.

É ainda um dia em que lembramos e lutamos com mais afinco por um olhar político e social às necessidades da juventude, para conhecer de perto quem são os jovens de hoje, quais seus anseios e dificuldades, para que existam políticas públicas assertivas e próximas desse público que é responsável pelo futuro do mundo. 

Como surgiu e por que temos um dia especial à Juventude?

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), essa data foi criada em 1999, por meio da Resolução 54/120, na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), compreendendo-a como um dia pautado em debates e sensibilização. 

Ainda segundo a CNM, a data, no entanto, passou a fazer parte do calendário nacional apenas em 2002, com a proposta de homenagear os jovens e destacar o papel importante que eles têm na sociedade. Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), esta é a maior geração de jovens da história da humanidade, com quase 2 bilhões no planeta. No Brasil, segundo informações da CNM, a juventude atingiu seu pico no início dos anos 2000, com o chamado boom demográfico.

Fé e juventude

Considerada uma fase conturbada e decisiva na vida de qualquer pessoa, a juventude é um período de transição que vai muito além do crescimento e das mudanças físicas. Nesta fase, passamos a buscar entender e conhecer quem somos, o que queremos construir, qual caminho queremos que nossa vida trilhe e, por vezes, nos vemos perdidos em meio a tantas possibilidades. 

Nesse momento onde é comum questionarmos o sentido da vida, a vivência e a caminhada na fé são possibilidades de respostas e de paz à muitas inquietações. Através do encontro com Deus, é possível encontrar o sentido para as coisas. Assim, a fé surge como promotora de uma vida plena de sentido, de paz e de encontro para os jovens e, também, para todas as pessoas.

Veja mais sobre os Jovens no caminho de Deus e os desafios para se manter a fé firme nessa fase da vida.

O abraço à missão na juventude

A presença transformadora e marcante dos jovens na fé é antiga e muito representativa na história da Igreja Católica. Muitos jovens iniciaram sua jornada cristã com o fervor e força da juventude e ainda hoje, anos depois de cumprirem sua jornada terrena, são lembrados como inspiradores por suas histórias de entrega à fé e sabedoria. 

Hoje, o IDe+ traz quatro santos jovens que marcaram a história com sua fé e juventude. Vamos aprender mais sobre eles e como eles podem nos inspirar todos os dias?

Santa Joana D’Arc, 19 anos

Nascida na região rural da França, Joana era analfabeta, mas devota. Ainda com 13 anos, começou suas experiências místicas, que na época lhe renderam o rótulo de louca. No período da Guerra dos Cem Anos, teve grande importância ao aconselhar o rei a lutar contra os ingleses. O líder seguiu sua recomendação e ofereceu para Joana a liderança de seu exército. No entanto, posteriormente, a francesa foi traída e vendida aos inimigos, que a queimaram viva. Vinte anos depois, a Igreja revisou seu processo e constatou a injustiça. A jovem foi canonizada em 1920 pelo Papa Bento XV. 

São Domingos Sávio, 15 anos

“Antes morrer do que pecar” foi o lema de vida do jovem italiano Domenico Savio. Iniciou a caminhada religiosa encaminhado por São João Bosco, que foi seu orientador espiritual e professor. Tinha como sonho tornar-se santo. Por sua vida e trajetória inspiradora, foi canonizado em 12 de junho de 1954 e tem sua festa celebrada em 06 de maio.

São Tarcísio, 12 anos

Italiano, Tarcísio servia ao altar junto ao Papa Sisto II. Em um período histórico em que os cristãos sofriam duras perseguições, ele se ofereceu para levar escondido algumas hóstias consagradas para presos que seriam executados. No caminho desta missão, no entanto, foi identificado e apedrejado até a morte. São Tarcísio é Padroeiro dos Coroinhas ou Acólitos, que servem ao altar e ajudam na celebração eucarística e tem sua festa celebrada em 15 de agosto.

Santa Teresinha, 24 anos

A francesa Marie Françoise Thérèse Martin tinha o sonho de entrar para o Carmelo e se destacava por seu coração dócil e apaixonado por Deus. Conseguiu a permissão de Papa Leão XIII para ser carmelita aos 15 anos e firmou a vida de santidade dentro do Carmelo. Santa Teresinha, como ficou conhecida, foi canonizada em 17 de maio de 1925. Em 1997, João Paulo II proclamou-a Doutora da Igreja.

E olha só que legal, aqui no IDe+ tem um conteúdo lindo sobre a fé, juventude e devoção à Santa Teresinha, confere nesse link!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Foi um conteúdo produtivo
  • Júlio
    Deixe o seu Comentário

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.