Todo dia é dia de alguma coisa. E quase todas as coisas têm um dia para chamar de seu. Se você ainda não concorda com essas afirmações, lá vai uma informação que pode atestá-las como verdadeiras e mudar o seu pensamento: em 31 de agosto celebra-se do Dia do Bacon.
Não, Bacon aqui não é um lugar nem mesmo o sobrenome de alguém. O último dia de agosto é todo dedicado ao alimento de origem suína extremamente apreciado nos quatro cantos do mundo e que pode aparecer no café da manhã, na clássica combinação com ovos, em sanduíches, e até mesmo como ingrediente de drinks e sobremesas.
A história do bacon remonta há séculos e o seu consumo tem sido uma parte importante da alimentação humana em diferentes culturas ao longo do tempo. Ao contrário do que muitos pensam, sua origem se deu na China por volta de 1500 a.C..
A técnica de cura e defumação tornou-se uma maneira de conservar a carne antes da invenção da refrigeração como conhecemos hoje. Técnica levada à Europa a partir das rotas comerciais estabelecidas ainda na Idade Média. Então, coube aos povos germânicos o seu aprimoramento.
Da Europa, o bacon seguiu para a América do Norte, via colonizadores, onde se tornou muito popular. Foi nos Estados Unidos, inclusive, que aconteceu o fato que culminou na celebração internacional do petisco, também chamada de toucinho no interior do Brasil.
Essa história de Dia do Bacon começou em 2000, no estado norte-americano de Massachusetts. Três recém-formados, Alexa Halford, Seth Rittenhouse e Evan Salim resolveram homenagear o bacon e colocaram em prática a difusão de uma data para se consumir o alimento sem peso na consciência.
Eles lançaram, então, um blog comemorativo. Escolheram a data e celebraram o “Dia do Bacon”. A notícia ficou tão grande que logo se espalhou pelos Estados Unidos inteiro e pelo Canadá. As pessoas abraçaram a ideia e estava fixada no calendário a celebração.
Em julho deste ano, 30 cidades brasileiras receberam, simultaneamente, a primeira edição de um festival de bacon que se firmou como o maior do mundo. Por iniciativa do Porks – Porco & Chope, rede especializada em carne suína, o “I Love Bacon” usou a iguaria como matéria-prima de uma série de receitas criativas e difundiu o seu consumo país afora.
De Curitiba, capital do Paraná, a Teresina, capital do Piauí, o festival fez provocações inusitadas, como o milk shake de bacon, que surpreendeu até os apreciadores mais fieis da gordura suína. A expectativa é de que em 2024 o evento aconteça novamente, com outras receitas ousadas, contemplando ainda mais cidades do Brasil.
Fica na cidade de São Paulo um restaurante onde a carne de porco – o bacon, por tabela – é a protagonista. Representada de diversas formas e texturas, nenhuma parte é desperdiçada.
Aberta em 2015, a Casa do Porco foi eleita, mais de uma vez, o melhor restaurante do Brasil, em ranking elaborado pela revista britânica The Restaurant. Sua colocação também é destaque quando se trata de América Latina: entre os 10 a 15 primeiros desde a sua fundação.
A compota de cebola caramelizada e bacon é uma das grandes atrações do lugar.
Pão de ló, banana, baunilha, limão e bacon formam uma explosão de sabores nessa sobremesa diferente criada pelo time de Leo Paixão, que comanda o restaurante Glouton, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ele, diga-se, é considerado hoje um dos maiores chefs do Brasil e o porco está presente em muitas das suas criações.
Pão de ló: ingredientes e preparo
Bata os ovos na batedeira e vá colocando aos poucos a farinha e o açúcar. Asse a 180 graus de 10 a 15 minutos.
Calda de baunilha: ingredientes e preparo
Aqueça o leite com baunilha. Adicione creme de leite e leite condensado e reserve.
Creme de banana: ingredientes e preparo
Faça um caramelo com o açúcar e cozinhe as bananas. Adicione 50 mililitros de água: a ideia é que as bananas fiquem bem cozidas e doces.
Bata no liquidificador para virar um purê e adicione o mascarpone. Bata mais um pouco. Adicione o suco de limão, acerte a acidez e dulçor e embale no saco de confeiteiro.
Bacon crocante: ingredientes e preparo
Doure o bacon até ficar crocante em uma chapa ou frigideira bem quente, com peso em cima. Doure os dois lados. Após dourar, caramelize com açúcar na própria chapa ou frigideira. Retire e adicionar o xarope de açúcar. Deixar esfriar.
Manteiga de limão: ingredientes e preparo
Derreta a manteiga em fogo médio, adicione o suco de limão coado. Adicione também o açúcar para equilibrar a acidez.
Banana: ingredientes e preparo
Coloque no vácuo e deixe cozinhar em baixa temperatura de 6 a 10 minutos.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.