A Bíblia é o livro mais lido do mundo todos os anos. Mas você sabe qual é o segundo livro católico mais lido, pelo menos até 2022? “Imitação de Cristo”, de Thomas de Kempis, cuja história também rende muitas páginas.
Nascido Thomas Haemerken em 1380 na cidade de Kempen (que dá origem ao nome pelo qual ficou conhecido) na Alemanha, foi um monge e sacerdote que se destacou como membro da ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Ele passou a maior parte de sua vida no Mosteiro de Agnetenberg, em Zwolle, na atual Holanda. A ele são atribuídos inúmeros escritos, mas Kempis é reconhecido principalmente por sua obra “Imitação de Cristo”, considerado um clássico da literatura cristã.
Desde sua publicação, a obra já foi traduzida para inúmeras línguas e passou por mais de 3.000 edições, como um guia espiritual essencial para cristãos, que atravessa os séculos.
O conteúdo todo é dividido em quatro livros que abordam diferentes aspectos da vida espiritual:
Conhecimento é sempre bem-vindo. No caso desse livro, a simplicidade e a profundidade espiritual são acessíveis a todos os cristãos, independentemente do estágio de sua vida e fortalecimento espiritual.
O livro enfatiza a humildade, a renúncia ao mundo material e a busca pela união com Cristo a partir da imitação de suas virtudes. Mesmo séculos após sua publicação, continua uma obra relevante. Em meio a tantas distrações e materialismo, Thomas de Kempis é um autor que tenta oferecer um caminho para a introspecção e o fortalecimento da fé. É uma forma de olhar para os desafios espirituais contemporâneos com uma base sólida para viver como Cristo ensina.
Esse livro já foi lido e elogiado até por São Dom Bosco. Por isso, no Dia do Escritor, essa é a dica: conhecer a obra tão famosa de Thomas de Kempis.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.