Dia dos Arcanjos: quem são e qual a missão desses seres?

Dia dos Arcanjos: quem são e qual a missão desses seres?

Muito populares na comunidade católica, a Igreja celebra hoje (29), a festa dos três arcanjos cujos nomes estão presentes nas Sagradas Escrituras: Miguel, Gabriel e Rafael. Os arcanjos são seres que servem a Deus e, também, aos homens.

Sua principal função é o anúncio de missões importantes aos homens, como o Arcanjo São Gabriel à Virgem Maria, quando anunciou que a jovem daria à luz ao Filho do Altíssimo. Além disso, eles também guardam as pessoas que desempenham importantes funções para a glória de Deus, como o Papa, bispos, sacerdotes e líderes leigos.

Os arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, fazem parte de um seleto grupo de espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são uma espécie de mensageiros dos decretos divinos aqui na Terra. Desse modo, cada um dos três arcanjos possui uma missão e história. Vamos conhecê-las?

 

Arcanjo São Gabriel

O nome Gabriel significa homem de Deus ou Deus é meu protetor. É conhecido por ser anunciador das revelações de Deus por excelência e, justamente por essa função de portador de notícias, comumente está associado a uma trombeta. É padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios, dos operadores dos telefone, das comunicações e dos comunicadores. 

Esse anjo mensageiro recebeu sua mais importante missão, confiada pelo Senhor: através da anunciação, trouxe ao mundo a mais bela notícia da encarnação do Filho de Deus. Arcanjo Gabriel também foi o mentor de uma das mais conhecidas orações no mundo todo: Ave Maria. 

Na Bíblia, ele é citado pela primeira vez no livro de Daniel, sendo apresentado como responsável pelas mensagens divinas e é integrante da terceira hierarquia dos anjos, juntamente com Miguel e Rafael. 

 

Arcanjo São Rafael


Rafael está ligado à cura dada por Deus, por ser o senhor da cura celestial e anjo da Providência Divina. É considerado chefe da ordem das virtudes e dos anjos da guarda. Em sua imagem, Arcanjo São Rafael carrega um peixe em suas mãos e, segundo o Livro de Tobias, foi com o fel do peixe que um jovem, após receber um conselho do arcanjo disfarçado de homem, curou os olhos de seu pai, que estava cego.

Por esta narrativa e missão, é considerado o guardião da saúde, da cura física e espiritual e responsável pela condução dos fiéis ao caminho curativo que, para os católicos, é a Paixão de Cristo. Além disso, tornou-se padroeiro dos sacerdotes, médicos, cegos, viajantes, soldados e escoteiros. 

 

Arcanjo São Miguel

Um dos nomes mais antigos da história da humanidade, Miguel significa semelhança de Deus. Arcanjo São Miguel é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do povo de Deus. Comandante do exército de Deus, ele é, para os católicos, aquele que combate as forças do mal.

Citado na Bíblia, principalmente, no livro de Apocalipse, Miguel é responsável por guiar as almas dos desencarnados para o Céu e sua presença é considerada de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. 

O Arcanjo São Miguel é muito popular na Igreja e é seu padroeiro. Arcanjo da justiça e do arrependimento, suas representações normalmente o apresentam com roupa de guerreiro pondo seu calcanhar sobre a cabeça do inimigo.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Sandra
    Maravilhoso , abençoado ,sou muito devota ao anjo Miguel 🙏
  • José Antonio dos Santos
    Acima dos arcanjos, temos os querubins e os Serafins, estes mais diretamente ligados á Deus.
  • Jolito
    Gostei muito e gostaria que mi ensinasse muito mas a cerca destes anjos assim ia mi ajudar a minha vida espiritual
  • José Antonio
    Sempre é bom rezarmos também para o nosso Anjo da Guarda.
  • José Antonio
    Bem esclarecedor!!!
  • Arsenio Virgílio Fernando Vieira
    Foi um bom aprendizado
  • Bartolomeu Francisco
    Então são os anjos que nos protegem mandados por Deus,não o próprio Deus?
  • Cristiane
    Me trouxe esclarecimento!
  • Manoel Reis
    Gostei muito,pra mim foi ótimo pois rezo todos os dias as orações desses Anjos e pesso proteção à eles em nome de JESUS...Amém ...
  • Manoel Reis
    Gostei muito,pra mim foi ótimo pois rezo todos os dias as orações desses Anjos e pesso proteção à eles em nome de JESUS...Amém ...
  • Gostei muito bom nao sabia amem ,amem e amem!
  • Édina Nakamura de Miranda
    Excelente, me trouxe um esclarecimento sobre os três arcanjos, que até então não sabia.
  • Tatyana Casarino
    Adoro os Arcanjos! 🙏☺️ Que lindo esse texto. Maravilhosa a escrita desse texto e bem iluminada a explicação.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.