Dia Mundial da Paz 2025: mensagem do Papa é sobre perdoar

Dia Mundial da Paz 2025: mensagem do Papa é sobre perdoar

“Perdoai-nos as nossas ofensas: dai-nos a Vossa Paz”. Esse é o tema que norteia as reflexões para o Dia Mundial da Paz de 2025, celebrado em 1º de janeiro. A mensagem, inspirada nas encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti, enfatiza os conceitos de esperança e perdão, que também são centrais no Jubileu de 2025, para promover um chamado à conversão e à reconciliação.

Papa Francisco, em sintonia com o sentido bíblico e eclesial do Ano Jubilar, convida a humanidade a refletir sobre os desafios de um mundo marcado por conflitos e desigualdades. O Pontífice almeja uma transformação que alcance todas as esferas – espiritual, moral, social, econômica, ecológica e cultural. É tempo de refletir e renovar valores que sustentam a paz autêntica e a dignidade humana.

A inspiração para o tema deste Dia Mundial da Paz está conectada à tradição jubilar de reconciliação e pacificação. Segundo uma nota do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, essa tradição carrega consigo a esperança de um futuro melhor e o poder do perdão como caminho para uma convivência pacífica.

“Somente através de uma verdadeira conversão – pessoal, comunitária e internacional – poderemos testemunhar o florescimento de uma paz autêntica”, ressalta a mensagem. Essa paz não é apenas a ausência de conflitos, mas a construção de uma nova realidade, na qual feridas são curadas e cada pessoa é reconhecida em sua dignidade.

Perdoar faz bem a todos

O tema do perdão, presente na oração do Pai-Nosso, reforça a importância de superar barreiras que impedem a reconciliação. A mensagem também aponta para os pecados sociais que perpetuam desigualdades e violências. Propõe, assim, caminhos concretos para transformar essa realidade. No Evangelho de São Mateus (18,21-22), Pedro pergunta a Jesus quantas vezes deve perdoar e questiona com uma sugestão: “até sete vezes?” Jesus responde que não apenas sete, mas “setenta e sete vezes”. Essa resposta, que pode parecer um cálculo matemático simples, na verdade, leva a um entendimento muito mais profundo sobre o perdão.

A reflexão inspirada em Laudato Si’ e Fratelli Tutti também destaca a responsabilidade coletiva de cuidar do planeta e promover a fraternidade entre os povos, desafios que exigem soluções conjuntas e sustentáveis.

Laudato Si

Em 24 de maio de 2015, em seu terceiro ano de Pontificado, o Papa Francisco lançou a encíclica Laudato Si’, uma carta aberta sobre o cuidado que devemos ter com a nossa casa comum: a Terra.

Uma encíclica é um documento público assinado por Sua Santidade, que desenvolve a doutrina católica sobre um tópico específico, geralmente à luz de eventos e pautas atuais. No caso da Laudato Si’, a carta foi dirigida a “toda pessoa que habita este planeta”. Por isso, é oferecida como parte de um diálogo contínuo entre a Igreja e católicos de todo o mundo.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.