Você sabia que muitas doenças que existiam há 20, 30 anos, e que foram erradicadas, estão voltando? E sabe o motivo pelo qual algumas delas reapareceram? A queda nos números de vacinação em crianças e adolescentes do país.
Em 2021, a Unicef apontou que a cobertura vacinal contra sarampo, caxumba e rubéola no Brasil caiu de 93% para 71%. Já a de poliomielite foi de 84,2% para 67,7% em pouco mais de 3 anos. Os números preocupam as autoridades de saúde especialmente porque tais doenças já tinham sido erradicadas do país.
Conforme explica a infectologista Raquel Caleffi, a falta de imunização fez com que o Brasil tivesse um número maior de casos e até mortes pela doença. Outra preocupação, de acordo com a médica, é com doenças como a poliomielite, porque apesar da mesma estar erradicada no país, ainda há locais no mundo com altas taxas da doença.
“Quanto mais pessoas deixam de se vacinar, mais chances temos de ter o vírus atingindo elas. Isso acaba afetando toda a população, que volta a sofrer com doenças que já não circulavam mais no país’’
É na primeira infância que as crianças recebem a imunização contra, pelo menos, 17 doenças. Pais e/ou responsáveis devem manter a carteirinha de vacinação das crianças em dia, e sempre que perceberem algum atraso nas vacinas, procurar imediatamente um posto de saúde para receber as doses que faltam. Isso garante que as crianças não tenham a doença ou desenvolvam a forma grave da mesma.
“As vacinas do calendário vacinal brasileiro são seguras e eficientes. Por isso, pais e responsáveis devem sempre manter a carteirinha de vacinação em dia, pois isso é garantir que seus filhos tenham mais saúde e não sejam contaminados com doenças altamente perigosas”, finaliza.
Hoje, 9 de junho, o Brasil comemora o dia nacional da imunização. O objetivo da data é reforçar os cuidados com a cobertura vacinal de toda a população, incluindo as doses de reforço da Covid-19.
O Ministério da Saúde do Brasil tem o Programa Nacional de Imunizações (PNI), e por meio dele são disponibilizadas as 19 vacinas que compõem o calendário vacinal de todo o cidadão brasileiro. As vacinas começam a partir do momento em que a criança nasce (recém-nascidos) e se estende ao longo da vida do indivíduo.
O PNI é hoje um dos maiores programas de vacinação do mundo, sendo referência para diferentes países. E você conhece o calendário de vacinas? Sabe se a sua está em dia? Confira neste link informações sobre o calendário vacinal e quais vacinas você pode precisar de reforço.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.