Olá, meus irmãos e minhas irmãs!
Depois de conhecer os apóstolos Tiago Menor e São Simão (colocar hiperlinks), chegou a vez de caminharmos ainda mais juntos. Eu nasci em Betsaida, na região da Galileia, uma pequena cidade pertencente à tetrarquia de um dos filhos de Herodes, o Grande, também ele chamado Filipe.
Há muitos relatos sobre mim em textos apócrifos e pesquisas de estudiosos que, curiosos e instigados a buscar verdades, assim como eu, se debruçam sobre as histórias dos discípulos de Jesus. Nem tudo pode ser comprovado e pouco está na Bíblia Sagrada.
Falam muito sobre situações de materialização da minha fé e de males desfeitos. Porém, se eu puder lhe aconselhar a focar no que mais importa e poder ajudar a fortalecer sua fé, eu digo que sinta e busque, como fizemos, o poder da Boa Nova.
O amor pelo Senhor e pela Sua promessa é arrebatador e o meu encontro com Ele merece ser lembrado sempre.
Fiquei tão encantado, tomado de ânimo e alegria quando tive meu contato transformador com o Messias, que logo corri para compartilhar, como contou meu amigo João Evangelista (Jo 1.45).
“Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.”
O meu amigo Natanael, a quem contei, ainda era cético e sua resposta mostrou isso: “De Nazaré pode vir alguma coisa boa”.
Mas com coragem e determinação, eu o respondi: “Vem e verás!” (Jo 1, 46).
Hoje, vejo que essa transformação que ocorreu não era apenas pessoal. Ela não dizia respeito apenas a mim. Era a transformação do mundo inteiro que começava em nossos corações até chegar ao seu e ao de quem está ao seu redor.
Eu era ávido por respostas espirituais e cheguei a pedir ao Mestre, ao expressar um sentimento que também devia ser comum naquele grupo escolhido por Ele, para continuar a Sua missão.
“Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.” E o Pai estava ali, na minha frente. Em Jesus.
Ser Seu discípulo é uma grande honra. Preguei o Evangelho por vinte anos na Cítia e em Hierápolis, na Frígia (atual Turquia), onde enfrentei males difíceis de se imaginar e muitas provações. Com a certeza de que para tudo há uma razão quando conhecemos a Verdade, foi nesse local que passei para a vida eterna e passei a ser mártir.
Desejo que você tenha o seu encontro com Jesus, como eu tive, procurando ver Nele o próprio Deus, o Pai celeste. Deixe-se conquistar por Jesus, permita-se estar com Ele e leve outros também a partilhar desta companhia indispensável. Só vendo-o encontramos a verdadeira vida.
– Acredita-se que o evangelista João era amigo do apóstolo Filipe ainda antes do contato dele com o Messias.
– Há muitos escritos que podem ser considerados fantasiosos sobre o apóstolo Filipe, especialmente os relacionados ao seu período em Hierápolis.
– Muito também se fala sobre o apóstolo ter evangelizado na Gália.
– O nome de Filipe é o mais associado à evangelização apostólica na França.
– Era fluente em grego.
– O apóstolo Filipe foi apedrejado, crucificado e morto em Hierápolis.
– Os restos mortais de São Filipe estão na Igreja dos Santos Apóstolos, em Roma, de acordo com a tradição católica romana.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.